0

Vargem Grande: Gestão Carlinhos Barros Conquista o Maior IDEB do Maranhão com Nota 7.3

Gestão do prefeito comunista conquista o primeiro lugar isolado no ensino fundamental; Município tem avaliação acima da média nacional

 

Vargem Grande tem a melhor educação do Maranhão e uma das melhores do Brasil no ensino fundamental (anos iniciais e finais). É o que apontam os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

O que compõe o Ideb?

  • O índice cruza duas informações e apresenta resultados em uma escala que vai de 1 a 10:
  • 1 – Taxa de aprovação/fluxo escolar (a porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino);
  • 2 – Notas do Saeb, uma prova de português e de matemática feita por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. No caso do 9º ano, para uma amostra específica, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.

De acordo com a divulgação dos dados, a cidade administrada pelo prefeito Carlinhos Barros (PCdoB), conquistou o primeiro lugar no Estado com uma avaliação acima da média nacional. Nos anos iniciais do ensino fundamental, cuja gestão é feita pelo município, Vargem Grande aparece na liderança do Ideb com nota 7,3, acima de São Luís, que teve um índice de 5,5, e de Imperatriz, também com 5,5. A média nacional é 6.

Criado em 2007 pelo MEC, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil, sendo divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como o Ideb é calculado?

  • O cálculo do Ideb obedece a seguinte fórmula: os resultados dos testes de Língua Portuguesa e Matemática são padronizados em uma escala de 0 a 10. Depois, a média dessas duas notas é multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries de cada etapa avaliada (anos iniciais, anos finais e ensino médio), que variam de zero a 100.
  • Exemplo: numa escola com desempenho no Saeb igual a 6 e taxa de aprovação de 90%, (0,90), o Ideb é igual a 6 vezes 0,9 = 5,4.

Após ser informado dos resultados, o prefeito Carlinhos Barros comemorou os índices da educação no município, e agradeceu o empenho da sua equipe na conquista do primeiro lugar isolado com uma avaliação acima da média nacional.

“É o reconhecimento da nossa gestão. Essa avaliação é importante para que possamos continuar motivados. Agradeço o apoio da nossa equipe nessa conquista. Tem muito para ser feito, mas essa avaliação acima da média nacional mostra que estamos no caminho certo”, declarou.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *