20

Desembargador propõe aula prática no corredor do Socorrão para desenvolver sensibilidade em político…

Lourival Serejo teve “uma visão do inferno” ao visitar o hospital, segunda-feira de carnaval. E propôs a experiência a vereadores, deputados, prefeitos e governadores recém-eleitos, como forma de torná-los mais sensíveis para resolver o problema

 

Lourival Serejo; uma noite na "cloaca" da Saúde

Lourival Serejo; uma noite na “cloaca” da Saúde

O desembargador Lourival Serejo teve uma experiência crítica na segunda-feira de Carnaval, revelada em seu perfil no Facebook no artigo “Dignidade Zero”.

Ele conta que – há anos sem entrar no Socorrão – foi visitar um amigo na segunda-feira de carnaval e se impressionou com a visão que teve, ao ser obrigado a superar um corredor para chegar até o paciente que queria encontrar.

– A macas ficavam de um lado e de outro do corredor, todas enfileiradas, uma colada à outra. Contei mais de cinquenta. Doentes e acompanhantes se misturavam naquela algazarra deprimente – destacou o magistrado.

– E o cheiro? Cheiro, não, fedor. O fedor era nauseante. Fedor de suor, fedor de doença, fedor de sujeira, de remédio, de indignidade. Aquilo era mais uma cloaca do que um corredor – definiu.

A cena que o desembargador não lembrava que existia

A cena que o desembargador não lembrava que existia

No meio do caos, Lourival Serejo parece ter feito uma espécie de mea culpa, e lembrou que, na França, os magistrados tem como um das primeiras aulas práticas – “para desenvolver sensibilidade para o sofrimento humano” – passar uma noite nos hospitais de emergência da rede pública.

– O objetivo dessa medida é humanizar o futuros juízes […}para saberem o verdadeiro significado de sentir, de onde deriva a palavra sentença. Juízes insensíveis fazem mal à Justiça – desabafou, para refletir e propor:

– Ao sair daquele local infecto, imaginei que seria uma boa prática para ser usada entre nós, com vereadores, deputados, prefeitos e governadores recém-eleitos. Quem sabe se, passando por aquele corredor do Socorrão uma noite, ou mesmo um dia, de plantão, eles não desenvolveriam uma sensibilidade suficiente para resolver este problema com urgência? .

O desembargador do Tribunal de Justiça disse ter sentido a indignação de um cidadão que testemunhou uma cena aviltante à dignidade humana.

– Uma cena que se desenvolve perto de nós, banalizada pelo tempo e pela frequência. E ninguém reclama porque já se incorporou na rotina, no “é-assim-mesmo-porque-não-tem-jeito”. Quem são os responsáveis por aquilo? – concluiu o magistrado.

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. Preazados,

    Tive o prazer de trabalhar com o Desembargador Lourival Serejo e digo a vocês, é uma das pessoas mais humanas que tive o prazer de conhecer.

    Por meio do desembargador a Ouvidoria do TJMA começou a realizar audiências públicas nos bairros mais humildes da capital, como também em algumas cidades do interior.

    Acredito que essas críticas se dêem em virtude de vocês não conhecerem a pessoa.

    Um homem que sai do seu gabinete para levar informação e conhecimento a pessoas humildes, bem como escutar seus anseios , é sim atitude de uma pessoa que é preocupada com a população.

    Talvez o Desembargador nunca havia ido ao hospital socorrão, mas quando viu o sofrimento das pessoas ali atendidas teve a decência de fazer o seu relato.

    Se informem antes de apontar o dedo a pessoas que vocês não conhecem.

    Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
    Romanos 2,1.
    Enfim, ele, o Desembargador Lourival Serejo, merece sim nosso respeito.

  2. Procurem se informar à respeito dele pra depois ir criticá lo pois ele é um homem digno e íntegro , profissional honrado em merece respeito quem dera nossa magistratura tivesse mais profissionais iguais a ele.

  3. Bom aos que estão criticando o Desembargador Lourival Serejo falando besteiras à respeito do seu caráter , procurem pesquisar à respeito pra depois falar ele é um homem digno um exemplo de pai de família um ótimo profissional incorruptível , inteligentissimo E não estou puxando saco ele com certeza não foi fazer média no socorrão . Quem dera nossa magistratura tivesse mais profissionais iguais a ele . Procurem se informar pra depois sair crIticando o depoimento dele é a mais pura verdade para termos deemergências o socorro é ótimo mas pra passar um dia internado lá é pior que o inferno ele ainda foi otimista.

  4. Faz-se necessário que o Brasil acorde para as aberrações que se nos apresentam a cada dia, que se avolumam mais e mais a cada vez em que se averigua algo na vida desses políticos que só sabem fazer politicagem e não política propriamente dita. Que só querem tirar proveito da situação calamitosa do país pensando só em si mesmo. E aqui incluo os magistrados que negociam suas sentenças entre “quem dá mais”. Por isso, independente das qualidades e defeitos pessoais de cada um, acho louvável a questão apresentada pelo nobre Desembargador, pois, eu acredito que o país é de todos nós e que, se cada um fizesse um pouco, e os nossos representantes dos três poderes cumprissem suas funções, o Brasil seria a maior potência do mundo. Então, se isto é um começo de uma prática que venha a ser vivenciada pelos magistrados e políticos, como disse o colega, tem que realmente tornar-se obrigatória e real, e não só no Socorrão de São Luís, mas em todos os Hospitais Públicos do país. Ao Desembargador espero que siga em frente com a sua sugestão e faça acontecer. A nós, povo brasileiro, cabe aprender a votar, mas, principalmente, aprender a cobrar o que é nosso de Direito, uma “Pátria Amada”.

  5. (risos) a maioria dos políticos conhecem a realidade do povo, nem que seja no periodo eleitoral, quem vive fora da realidade são os membros do judiciário que só conhecem o corredor do prédio do tribunal e do seu condominio. O mundo está aqui fora, não está dentro dos livros e dos processos e com um bom salário no final do mês. Bem vindo Desembargador a realidade do Mundo! Ao invés de se enojar do que viu, faça no dia a dia sua parte. A doença fede, a indignidade fede! os processos fedem!

  6. O Excelso Desembargador Lourival Serejo está de parabéns pelo ato realizado. Realmente é uma visão do inferno aqueles corredores do Socorrão, repletos de doentes, de sujeira, de sofrimentos atrozes! Se todos se empenharem certamente essa realidade mudará.

  7. Caro Desembargador Serejo vossa excelência passou pouco tempo no corredor do socorrão, imagine quem convive dias e noites naquela situação uns doentes e outros acompanhando sem um leito em uma enfermaria decente,a ir quem são os culpados, veremos: 1º todos os políticos no exercício do cargo os Juízes, os Desembargadores, os Ministros dos Superiores Tribunais que não aplicam as Leis corretamente como deveriam, porque a corrupção impera em todas as instancias publica e privadas do nosso Pais

  8. É certo que mesmo manifestando a sua opinião e indignação como cidadão nem assim ele esqueceu o seu lado de magistrado. E é exatamente por pertencer ao Poder Judiciário que aproveito o gancho para denunciar uma outra ‘cena aviltante à dignidade humana’ envolvendo o Judiciário do Maranhão sem que nenhuma providência concreta seja tomada pelas autoridades competentes. http://antonioadomaral.blogspot.com.br/2015/02/bebe-de-1-ano-desaparece-no-interior-do.html?spref=fb

  9. Cara, nunca li tanta baboseira, mas tanta besteira. “Juiz sensível”? É isso que ele quer para a magistratura? Pensei que o que fizesse mal ao Poder Judiciário fosse juízes corruptos, juízes TQQ’s, aqueles que querem se locupletar do cargo, aqueles que aproveitam para meter a mão mesmo, aqueles que, ao invés de serem mais produtivos, ficam se preocupando em aumentar os próprios salários que já são altos, criando privilégios em detrimento de muitos brasileiros que não os têm! A maioria dos deputados, vereadores, governadores e juízes também vêm de classes humildes, desembargador. Já tiveram parentes internados nesses açougues que chamam de hospital. Já tiveram que enfrentar ônibus lotados para ir à faculdade. Ou você acha que juízes vieram de outro planeta? Só falta essa agora. Juízes nãos se consideram mais “deuses”, mas extraterrestres que desconhecem o caos em que a sociedade vive! Nós não precisamos de sensibilidade, magistrado. Precisamos apensas de juiz que julgue com coragem e que diga o Direito. Precisamos que vocês trabalhem 8 horas por dia, 40 horas semanais, coisa que poucos fazem. Apenas isso que nós queremos. O resto é conversa mole para querer pagar de “humilde e preocupado com o povo”. Aliás, o povo é o grande culpado disso tudo! Admite e idolatra ladrão, só poderia dar nisso mesmo! O caos!

  10. CARO AMIGO MARÇO DEÇA, FAÇA UMA MATÉRIA SOBRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E A CHEFONA HELENA DUALIBE A SAÚDE DO MUNICÍPIO NUNCA ESTEVE TÃO RUIM COMO ESTÁ , ELA ESTÁ FAZENDO NEGOCIATAS DIARIAMENTE COM EMPRESAS DE PARENTES. O PRÓXIMO É UMA EMPRESA DE QUENTINHAS QUE ELA ESTÁ MONTANDO PARA VENDER PRO MUNICÍPIO. Acorda PREFEITO EDIVALDO , HELANA TÁ TE COMENDO PELAS BEIRADAS !

  11. O NOBRE DESEMBARGADOR AGORA ARRUMOU MUITO SERVIÇO, AS AULAS PROPOSTA SÃO BEM VINDA, NÃO É SÓ EM SÃO LUIS, É NO MARANHÃO TODO, É NO BRASIL INTEIRO DESEMBARGADOR, PEGUE ESTA BANDEIRA E NÃO SEJA MAIS UM DOS QUE JÁ FALARAM A MESMA COISA E SÓ FICARAM NISSO AÍ, MOSTRE SERVIÇO DESEMBARGADOR.

  12. A indiferença das autoridades com o sofrimento das pessoas comuns é de causar revolta e indignação em qualquer pessoa com o mínimo de sensatez.
    Essa pouca vergonha só vai ter o fim que merece no dia em que toda autoridade e seus familiares, ao cair doente, sejam obrigados, por determinação legal, serem atendidos pelos serviços que são oferecidos para a população, essa que lota os corredores fétidos “…Fedor nauseante…” dos hospitais públicos do nosso Estado e do Brasil.
    O dito popular nos ensina que: “só se sabe que arrastado dói quando se é arrastado também”.
    Digna de elogio e respeito a postura e a coragem do desembargador, Lourival Serejo.
    Parabéns!

  13. O ilustre desembargador deveria estender as críticas aos seus pares, que fazem do TJ um balcão de negociatas, vendendo liminares a prefeitos, combalindo, assim, os parcos cofres dos municípios.

  14. Eu ja fui atendido no Socorrão I por duas vezes. Em virtude de um acidente de carro que sofri. Não tenho como agradecer pelo tratamento que recebi, que foi muito bom, diga-se. Acho que se vende uma imgem negativa de um locl que salva muitas vidas. Mas o desembargador nao precisa né? Por isso ele desce o pau.

  15. Grande porcaria esse discurso pseudo sensibilizado do desembargador. Aliás, ele pode ser um magistrado, mas sequer é gente para falar de seus semelhantes como se fossem coisas. Mas o mundo um dia vai ensina-lo a ter humildade…

  16. O Socorrão tem grandes profissionais e uma equipe tecnica que se esforça para fazer um bom trabalho, contudo, enquanto o interior do Estado nao tiver hospitais de qualidade, o socorrão continuará lotado com uma demanda que nem é de são luis.

  17. OWWWWWWW agora o desembargador é a pessoa mais sensivel da face da terra??? Me poupa! Falando desse jeito de seres humanos ele é com certeza a criatura mais arrogante que existe. Ele nao foi ali pra sentir a dor de ninguem, ele nao foi visitar um amigo; ele foi criticar o sofrimento de pessoas humildes, isso sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *