14

É um avanço, mas ainda não é um projeto de segurança

soldadosPor Roberto Kenard

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, em entrevista à TV Mirante:

Nós vamos reforçar as ações. A população reclama da ausência da polícia nas ruas.

Não vou entrar na questão de só agora o secretário tomar conhecimento do reclamo das ruas. Espanta-me, isto sim, o cabeça do sistema de segurança do Maranhão não ter trabalhado até aqui com os números apresentados pelo Censo de 2010 (IBGE) e com a recomendação da ONU para o setor (número de policiais por habitantes).

O Maranhão, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, tem 6.569.683 habitantes e um contingente policial de apenas 5.740 oficiais. Trata-se de dados alarmantes. Pelos números se observa o enorme déficit de policiais militares por habitantes. Trocado em miúdos, os números nos dizem que o Estado tem um PM para 1.145 habitantes. A ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda que haja 1 policial para cada 250 habitantes.

Os dados encontram-se no post publicado no blog em 10 de novembro e podem ser lidos outra vez aqui.

O problema – e isso fica cada vez mais claro para mim – é que Aluísio Mendes demonstra total despreparo para o cargo. No mesmo post de 10 de novembro mostro que há a necessidade de mais policiais e melhor aparelhamento das polícias. Mas digo também que a segurança a isso não se resume. Cobrei, inclusive, um projeto de segurança, que passa por repressão e prevenção.

O Governo do Maranhão precisa entender de uma vez por todas que a segurança é algo sério demais para ficar entregue somente aos aparelhos de segurança. Basta atentar para o caso da prevenção. Nenhuma secretaria de segurança consegue, sozinha, pô-la em prática.

Como venho repetindo há anos, a prevenção passa praticamente por todas as secretarias de governo, ou pelo menos pelas mais importantes, como de Infraestrutura, de Esporte, de Trabalho, de Desenvolvimento Social etc. Aí que entra o que chamo de projeto para a segurança.

Sobre isso, nenhuma palavra. Fica a nítida impressão de que o sistema de segurança do Maranhão trabalha conforme é assustado pelos bandidos. Ou seja, as ações não seguem um projeto viável e racional, são fruto de meras contingências, embora muitas vezes de efeito trágico.

O que fica, para mim e para muitas pessoas da população: quem comanda o sistema de segurança do Maranhão tem uma vaga e rotineira ideia sobre ações de repressão, já de prevenção parece nunca ter ouvido falar.

E tome mais do mesmo.

PS: Hoje uma leitora, num comentário, chamou-me a atenção para algo importante (confesso que não havia atentado antes): Aluísio Mendes encontra problemas no comando do sistema de segurança por ser um mero agente da Polícia Federal. Ou seja, não é um delegado da PF. Num setor altamente hierarquizado, como o da segurança, isso gera atritos e problemas. Um caso a pensar. 

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. Caro derça sera que esse incopetente ainda nao viu que ninguem estar satisfeito com a adiministraçao deveria criar vergonha se mancar e pedir sua exoneração e procurar sua terra natal fora aluizio forasteiro so veio destruir a segurança do nosso estado!

  2. A GOVERNADORA TEM QUE IMPLANTAR UMA GRATIFICAÇÃO DE NIVEL SUPERIOR A TODOS OS POLICIAIS CIVIS QUE ATE HOJE NÃO GANHAM COMO NIVEL SUPERIOR E OS CARGOS DE ESCRIVÃO E INVESTIGADOR SÃO DE NIVEL SUPERIOR DESDE 2009. HÁ DECISÃO E ORDEM DO TJ PARA QUE A REFERIDA GRATIFICAÇÃO SEJA IMPLANTADA, MAS ELA SE FAZ DE MORTA E NÃO FAZ NADA, SÓ PROTELA…
    VAMOS LEMBRAR DISSO NA HORA DO VOTO EM 2014 VIU DONA ROSENGANA!!!!!

  3. Como você mesmo diz: Aluísio é totalmente despreparado para o cargo. Precisa dizer mais alguma coisa?

  4. os policias hoje não trabalham pois estão fadigados de tanta cobrança por tão pouco salário. entrei na pm em 2010 e já vou saindo passei em outro concurso. hoje em dia quase todos os cargos ganham melhor que a pm. tristeza. força a todos estudem e saiam dessa pm

  5. Senhor blogueiro, é muito comodo jogar toda a culpa no Aluisio, enquanto todos sabem que a verdadeira culpada é a governadora, que tem a caneta na mão e vive sendo poupada por vocês. Porque vocês não cobram direto da governadora? Se ela quisesse resolveria pelo menos em parte esse problema, com apenas uma canetada. Sejamos mais verdadeiros e menos fingiveis.

  6. Acho que não mudaria em nada se fosse um delegado, até porque entende somente de burocracia de inquérito policial. Não tem vivência de rua para saber as reais necessidades dos policiais de verdade para o combate à violência.
    Os agentes fazem a polícia. Os delegado só querem ser juristas.
    Nas forças armadas todos são soldados, isso do recruta ao general e eles tem orgulho disso, mas nas polícias desmilitarizadas (civil e federal) os delegados não querem ser policiais. Não conhecendo o trabalho dos policias fica difícil cobrar deles o que poderia ser feito dentro da legalidade como guardiões da lei.

  7. Amigo Marco,
    Vejo que vc tenta de todas as formas desqualificar a competencia
    Do Secretario Aluisio. Pois fique sabendo que dentro do sistema
    Quase todos reconhecem a sua dedicacao, empenho e determinacao pra minimizar os problemas de Seguranca que assolam a nossa populacao. Percebo ai, que talvez seja inveja mesmo….sera que vc nao tinha vontade de ser um Agente Federal e nao tenha logrado exito.? O concurso para PF pelo
    Que sei e dificilimo e de boa remuneracao..Jornalismo talvez
    Tenha sido a tabua de salvacao..

    Resp.: sinceramente, não é i quw parece. É só lembrar das greves e mabifestações, que pedem publicamente a cabeça dele.

  8. Caro Deça, vc desde muito tempo vem cantando a pedra sobre Aluísio, vc reclamava sempre dele sem temer dizia sua opinião, foi assim com o caso Décio q vc sempre disse q tava errado,foi assim na segurança q vc batia em cima e as pessoas fingiam q não viam e agora q a bomba estourou todos comentam, mas vc a muito tempo ja reclamava sozinho de certos “erros” na segurança e até diziam q vc tava errado,as pessoas até contestavam as suas suspeitas e suas conclusões em seu blog,mas agora elas viram que tudo aquilo q vc falava realmente tinha fundo de verdade e a verdade apareceu, esse secretário é um incompetente vc mesmo conhece a história da operação em que Aluísio ajudou o Fernando Sarney e por isso ganhou o cargo de Secretário de Segurança do Maranhão. Ele é incompetente e corrupto ao extremo, maquiavélico, mentiroso e malvado, o que ele fez na segurança só retrata sua incompetência, ele é odiado na Polícia Federal pq é traidor, é odiado pela PM, é odiado pelos policiais civis nos bastidores, enfim todos odeiam ele, como ele poderia fazer um trabalho com tantas pessoas o odiando? Ele simplismente se acha, e não passa de um garotão empolgado, odiado pelo Jorge Murad, pois deu um razante de helicóptero em cima da lancha de Jorge q quase derrubou Jorge da lancha e Jorge depois chamou ele só de muleque…Ou seja não passa de um empolgadinho meninão q achou q segurança se consegue com entrevistas otimista ao extremo e mentirosas. Quero aqui deixar um elogio a vc Deça q é uma pessoa de muita coragem por manter sua opinião firme, doa a quem doer e não ter se dobrado pra Aluísio como vários blogueiros fracos fizeram. Me sinto na obrigação de homenagea-lo pela sua coragem e pelo seu caráter e principalmente pela sua visão e comentários extremamente coerentes,. PARABÉNS SÃO PESSOAS COMO VC QUE AJUDAM A BANIR O MAL E MELHORAM A SOCIEDADE. PARABÉNS DEÇA VC ESTAVA CERTO TODO TEMPO !!!

  9. E AGORA AOUCO,POR VOLTA DAS 17:30h FOI TOMADO DE ASSALTO UM FIAT BRAVO PRATA OJJ6717 MA,EM UM LAVA JATO NA COHAMA,A POUCOS METROS DA CASA DO VICE PREFEITO ROBERTO ROCHA.O CARRO PERTENCE A UMA ADVOGADA,ESPOSA DE UM JUIZ DE DIREITO. OS MALACOS,PROVAVELMENTE,DO BONDE DOS QUARENTAS,SÃO DA AREA DO TURU-DIVINEA E CHEGARAM EM UM FORD FUSION PRETO. O CARRO VEM SENDO MONITORADO E JÁ FOI VISTO A POUCOS MINUTOS NA DIVINEA.QUEM SOUBER O PARADEIRO,O OBSÉQUIO LIGAR PARA O 190.

  10. Marco D’Eça:

    Não é só isso, meu caro, a culpa recai também indiscutivelmente, sobre aqueles que fazem o planejamento dos gastos governamentais, que em vez de priorizar a segurança público no sentido elevado da palavra, priorizam sim, é o planejamento do pagamento de empresas de segurança privada: historicamente, uma máfia de empresas comandadas por apaniguados do grupo dominante, com gastos planejados, em 2013, da ordem de 5 (cinco) vezes do que será gasto com a segurança pública.

    Não se pode esquecer também do número limitadíssimo do efetivo de policiais disponíveis no Maranhão. Sem se falar também das mordomias de muitas autoridades, que dispõem de vários policiais militares à sua disposição, numa cínica ociosidade!

    Indiscutivelmente, o problema passa também pelo fator eleições [mãe de todos os problemas]. O Maranhão é um estado onde todos os nossos gestores públicos (agentes públicos) vivem pensando anos a fio em eleições, e, a gastança nesses períodos eleitorais com obras e serviços de cunhos eleitoreiros, com desvios para nutrir essas eleições é uma constante. A segurança pública ficará sempre em segundo plano. Não adianta se tentar dizer ao contrário, com falácias, que não existe outra explicação, lamentavelmente!!! As eleições são as raízes de todos os males.

  11. É notório que Aluiso Mendes continua a frente da pasta de segurança apenas por questões de gratidão por serviços prestados no passado. A atitude da Governadora de pessoalmente convocar o Cel Zanoni para assumir o Comando da PM e só depois comunicar o fato a Aluisio demonstrar que ela mesma não acredita mais na sua capacidade de gerir o sistema de segurança pública. Alia-se a isso o fato de Zanoni ter assinado uma nota repúdio contra Aluisio o que só confirma que a nomeação de Zanoni foi contra a sua vontade. O certo é que a Governadora precisa ouvir o atual CMT da PM e ouvir seus pleitos. A tropa está totalmente desestimulada e se sentindo desprezada pelo governo. Alguma medida de valorização precisa ser tomada urgentemente de forma a dar a Zanoni um gás para enfrentra esse céu de turbulência. Se assim não ocorrer tera sido apenas uma troca de seis por meia dúzia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *