9

A reviravolta da PEC 37

pecNada mais do que a força popular provou que certas medidas podem vir abaixo.

Haja vista o caso da Proposta de Emenda Constitucional 37, de autoria do deputado federal Lourival Mendes (PTdoB-MA).

Logo quando se deu o início da votação da proposta na câmara, este blog acompanhou passo a passo dos tramites e desentendimentos entre Ministério Público e Delegados de Polícia do país.

Enquanto o MP a julgava PEC da Impunidade, Lourival e demais apoiadores, incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a defendiam afirmando ser a PEC da Cidadania.

No decorrer da história, Lourival Mendes dava por certa a aprovação de sua PEC.

E neste vai e vem, uma onda popular tomou conta das ruas após o despertar do gigante brasileiro. Cartazes contra a PEC entupiram as ruas e avenidas do país em meio a outros protestos.

Talvez, não seja nem o conteúdo da PEC, mas a força popular somada a boa imagem que o MP carrega no país tenha sido responsável pela derrubada da PEC.

Se relacionarmos ao surpreendente resultado da votação na Câmara Federal: 430 votos contra apenas 9 a favor.

Foi vencida praticamente no grito.

Até porque, muita gente nem sabia do que se tratava na verdade…

Com redação de Aline Alencar

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. Enquanto o MP festeja a derrubada da PEC 37, os delegados brindam a sanção da Lei 12.830/2013 pela presidente Dilma. Essa lei é a PEC 37 disfarçada, haja vista que os delegados articularam-se em DUAS frentes.

  2. VOCES NÃO DÃO MESMO O BRAÇO A TORCER. MAS CHEGARÁ O DIA EM QUE DEIXARÃO A IDIOTICE DE LADO E VALORIZARÃO O POVO, MESMO QUE ESTA NÃO SAIBA O CONTEUDO DE PECS, MAS DE QUE ISSO IMPORTA. O QUE IMPORTA É QUE COMEÇAM A SURGIR SINAIS. E A HORA DOS CHEFES DE VOCES CHEGARÁ E SE NÃO TOMAREM CUIDADOS CAIRÃO JUNTOS. ENQUANTO É TEMPO DEIXEM O PAPEL DE INIMIGO DOS MARANHENSES.

  3. Agora, olha só o autor dessa bizarrice! Lourival Mendes. Quem o conhece a fundo no tempo de delegado de polícia, sabe o que eu estou falando!

  4. vocês que editam este blog se acham tão “inteligentes”, ts, ts, ts… mas na verdade são tudo um bando de FRACOS, não passam de um bando de escravos da oligarquia.

  5. Só se pode dizer que é o Brasil, através das manifestações, que pede que a PEC 37 não seja aprovada, porque são brasileiros que estão nas ruas. Dizer que estes sabem o porquê disso é outra coisa. Há muito nessa vida que pode levar um ser humano a ser descrente na humanidade mas, olhar, nesse momento, uma instituição como o Ministério Público promover uma campanha mentirosa, em nível nacional e com a participação ativa de todos os seus membros, por ganância pelo poder é simplesmente o fim. Levar milhões de pessoas a acreditar que a PEC lhes tira o que têm (poder de investigação criminal), sem que o tenha é triste. Não basta humilhar o Poder Legislativo suscitando que as resoluções do CNMP lhes autorizam a investigar (pois resoluções não são leis e só estas poderiam lhe conferir tal poder), o Judiciário, fazendo-o emitir nota técnica através do CNJ que mais parecia uma reprodução de um folhetim falacioso produzido pelo próprio MP, as Polícias Judiciárias Civil e Federal (fingindo que irão ajudar a investigar não apenas o que lhes aprouver) e todos os brasileiros (pois sendo fiscais da lei, foram os primeiros a lhes solapar a vigência, vendendo sua interpretação distorcida e valendo-se de uma supervalorizada credibilidade para fazer aqueles que não são do meio jurídico acreditarem). O resultado disso?
    1- Rejeitada a PEC as Polícias Judiciárias continuarão sucateadas. Para que corregedorias de polícia e delegacias? Invista-se(mais!?) no MP porque ele é que foi treinado para investigar!?!?!
    2- Inicia-se uma ditadura. Cria-se um órgão que pode lhe investigar, lhe denunciar, lhe processar e… quem sabe logo, logo lhe julgar.
    3- Renovado o império nas pequenas cidades dos TQQ’s (promotores que só trabalham às terças, quartas e quintas, muito embora tenham duas férias anuais).
    4- Isso é só o começo…

  6. Por que a imprensa não comenta que o atual prefeito de São Luís quando era deputado federal assinou a lista a favor da PEC 37.
    Ninguém pergunta para ele o motivo dele ter apoiado a PEC 37.

    Resp.: O blog de Ronaldo Rocha já publicou isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *