13

O que teme Evilson Almeida???

Evilson Almeida: marqueteiro “imobiliário” (imagem: Robert Lobato)

São dois textos quilométricos. Os dois tratando do mesmo assunto. Os dois escritos praticamente da mesma forma, com o mesmo conteúdo, mesmos dados técnicos e mesmas informações de bastidores.

Em suma, é o mesmo texto, assinado como produção própria por dois blogueiros de peso na capital maranhense. E o dois textos tentando fazer desagravo ao publicitário Evilson Almeida, que reclama a posse do terreno no Calhau onde a prefeitura iria construir o hospital de urgência e emergência.

Trata-se de uma resposta à denúncia do deputado Neto Evangelista (PSDB) – publicada aqui neste blog – segundo a qual o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) estaria disposto a devolver o terreno a Evilson, como pagamento pela produção de sua campanha publicitária – sem prejuízo de uma de suas empresas ganhar a conta da prefeitura, cujo processo de licitação já está em andamento.

Quem primeiro publicou o texto-defesa do publicitário foi o blogueiro Robert Lobato, no último dia 15, com a seguinte afirmação: “resolvemos, em nome do jornalismo equilibrado, pesquisar e ouvir a outra parte envolvida, advogados, políticos e comunitários sobre o assunto, o que me levou às seguintes conclusões”. 

Dias depois, em 18 de abril, Luis Cardoso também vem com o mesmo texto. E com o mesmo espírito jornalístico incorporado: “Em nome do bom jornalismo, resolvi investigar o assunto, ouvir depoimentos e colher informações que merecem ser conhecidas”.

É impressionante que os dois blogueiros tenham investigado tudo em tão pouco tempo e tenham conseguido exatamente as mesmas informações. E desenvolvido, a partir delas, o mesmo raciocínio.

Coisa de gênio (do jornalismo ou da publicidade?)

terrono

O terreno que o publicitário quer de volta: ora mais valorizado

Os dois blogueiros foram iguais até no relato dos mesmos fatos, desenvolveram o mesmo raciocínio e até na citação do mesmo número de ações sobre o terreno em tramitação na justiça.

Veja um trecho da “investigação” desenvolvida por Robert Lobato: Teimoso, e ainda movido pela “ressaca” da campanha de 2008, o então prefeito João Castelo resolve ordenar a desapropriação, no Altos do Calhau, de duas áreas num total de 10 hectares para implantar um projeto que ocuparia, segundo o projeto, no máximo 2,8 hectares. Em torno de 65% dessa área pertencia a Enter Propaganda, e 35% ao empresário Manoel Dias e Skema Engenharia. (Leia a íntegra aqui)

Agora veja como Luis Cardoso “escreveu” o mesmo enfoque:  As duas áreas desapropriadas pela Prefeitura pertencem, a maior parte à Enter Propaganda e, a outra parte, ao empresário Manoel Dias e Skema Engenharia totalizando quase 10 hectares. Mas o projeto do Hospital de Castelo não pretendia ocupar a área do Sr Manoel Dias/Skema Engenharia. “A Prefeitura ocuparia 16 hectares de área nobre para implantar um projeto de apenas 2,8 hectares”, afirma Almeida. (Leia a íntegra aqui)

Repare que o produtor do texto dos blogueiros teve o cuidado de modificar o texto-base. O que vem como texto corrido em Robert Lobato, é posto como declaração no texto de Cardoso. É comum no jornalismo a modificação de press-releases para que o leitor não fique com a impressão de estar lendo a mesma coisa em vários lugares.

Mas o fato é que o publicitário Evilson Almeida parece com medo.

Se existia um acordo com Holandinha para ele receber de volta o terreno que diz ser seu – agora valorizado pela terraplanagem e obras iniciais realizadas pela prefeitura – ele teme que a opinião pública possa se voltar contra esta possibilidade.

E se existe outro acordo, para que ele “vença” a licitação da Secretaria de Comunicação na Prefeitura de São Luís – já turbinada com mais R$ 5,4 milhões – ele também teme que os setores de fiscalização (Ministério Público, TCE e Polícia)  possam estragar o esquema.

Mas não precisava chegar ao ponto de plantar um texto para tentar se explicar, como se fosse fruto de produção jornalística isenta.

E nem precisava expor os blogueiros a tanto…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. Tai Fabio Camara se comprares essa briga, vou dizer que ty ta sendo o melhor vereador de todos os tempos. Esse pilantra de Evilson Lima sempre ganhou as litacoes na area de comunicacao na epoca de Jackson e Tadeu. Era muita coinsidencia! Agora a epoca e outra, tem muita gente de olho.

  2. É preciso ficar de olho nos membros da Comissão de Licitação da Prefeitura.

  3. So vc e o dono da verdade! Vc e de morrer de rir, So vc investiga, So vc fala a verdade, So vc comeca algo, vc muda opiniao, vc faz tudo, ve se muda, parece doido, fica So cuidando mesmo da imagem de tua governadora que e melhor.

  4. O Ministerio Publico tem que esta atento nessa licitacao e acompanhar se a Prefeitura vai abrir mao desse terreno jogando dinheiro publico no ralo, e preciso que a populacao fique atenta a esse fato.

  5. O Ministerio Publico tem que acompanhar de perto essa licitacao e se aprefeitura vai abrir mao desse terreno, jogndo dinheiro publico no ralo, a populacao de Sao Luis tem que tar atenta.

  6. Que o MP esta de olho nesta licitação isto não há duvida. To escrevendo isso porque estive com um pessoa grande do MP.

  7. QUER DIZER QUE EVILSON TEM RELACOES ESTREITAS COM CARDOSAO.
    QUAIS SERIAM ESSAS LIGAÇOES.
    EH AMOR SECRETO ENTRE OS DOIS.
    QUE METODOS ESSE PICARETAO DO MARKETING USA PARA ABOCANHAR CONTAS DOS ORGAOS PUBLICOS.

    E AI FABIO CAMARA! PEDE UMA CPI PARA INVESTIGAR AS CONTAS DE PUBLICIDADE DESSE PILANTRAO EVILSON.

  8. MARCO! AQUI TAMBEM TEM MUITOS BLOGUEIROS PILANTROES,COMO ESSES E OUTROS DO JORNAL PEQUENO,LEANDRO,UM HACKER ESTUDANTE DE ANALISA DE SISTEMAS DA FAMA, QUE MORA A POUCO METROS DA CASA DE TEU PAI E QUE ALUIZIO MENDES JA DEVERIA TER MANDADO INVESTIGA-LOS.

  9. O que o dinheiro não faz?
    Bem, discordo de forma peremptória da frase que diz que “Todo homem tem seu preço”, creio que a frase deveria ser TODO LADRÃO TEM SEU PREÇO.

  10. EVIL SON
    Tradução: Filho do Mau!!!
    Claro que esse texto foi redigido pelos redatores da Imagine e pago para ser postado!
    Resp.: Não chegaria a tanto. Ee tem relações pessoais com Cardoso e Robert. Pode ter pedido para eles publicarem.

  11. Rapá!

    Tão querendo melar o negócio…

    Tão querendo tirar o picolé da boca da criança….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *