24

Evangélicos rejeitam coronelismo gospel na Assembleia de Deus…

Formada hoje por uma geração de jovens mais esclarecida e preparada, denominação vê criticamente a tentativa do pastor José Guimarães Coutinho de impor “voto de cabresto” à igreja

 

A Bíblia e o voto devem ser questões pessoais

A Bíblia e o voto devem ser questões pessoais

O segmento evangélico de São Luís reagiu com indignação ao manifesto assinado pelo presidente da Igreja Assembleia de Deus, pastor José Guimarães Coutinho, que impõe o “voto de cabresto” no prefeito Edivaldo Júnior (PDT).

Espécie de coronel gospel, há 20 anos no comando da AD, Coutinho tenta reviver uma prática já condenada pelos próprios fieis da igreja: a transformação dos templos em curral eleitoral

E a reação de internautas ao post “Para impedir derrota, Edivaldo apela para o coronelismo gospel…” mostra o avanço da juventude evangélica contra lideranças que insistem em manter práticas ultrapassadas.

O comentarista Magno Lanois, por exemplo, prega a liberdade dos membros para escolher seus candidatos a cargos eletivos.

– Os membros da Assembleia de Deus são livres pra votar pra quem achar melhor – afirmou Lanois.

Para a leitora identificada por Ana, a ação é uma “apelação do prefeito Edivaldo”.

Leia também:

Evangélicos no centro do debate eleitoral…

A chantagem covarde e criminosa das religiões no Brasil…

A força dos evangélicos…

Pastor Coutinho tenta conduzir o voto na Assembleia de Deus; fieis rejeitam

Pastor Coutinho tenta conduzir o voto na Assembleia de Deus; fieis rejeitam

Em seu manifesto pró-Holandinha, pastor Coutinho explora ao limite o chamado “voto de cabresto”, ao impor aos membros não apenas a opção pelo pedetista – que tem um comunista como vice – mas também a obrigação da busca por outros votos.

– Pedimos a todos o seus membros e congregados que votem e conquistem outros votos para conduzirmos o servo do Senhor à vitória – declarou o presidente da AD.

Maior denominação evangélica de São Luís, a Igreja Assembleia de Deus vem passando, ao longo dos últimos 20 anos, por uma forte renovação, com a chegada de jovens mais esclarecidos e mais preparados, inclusive espiritualmente, o que também forçou a mudança de paradigmas na questão política.

Na contramão deste processo, a cúpula da igreja insiste em manter velhas práticas, inclusive na formação de novos líderes, da mesma forma como fazia há 30, 40 anos atrás.

O resultado é uma forte dicotomia entre o que tentam impor os pastores e o que realmente querem – e pensam – os membros da igreja.

E a rejeição ao manifesto do “coronel gospel” José Coutinho é um exemplo desta mudança na Assembleia de Deus.

Mudança salutar para todo segmento evangélico…

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. Eu sei como esses lideres religiosos trabalham. Pois o Pastor de cada área dita ordem aos seus auxiliares e diáconos a votarem no politico que é indicado pelo Pastor presidente. Se os auxilares, diáconos, dirigentes de congregação não votarem no candidato indicado pelo seu Pastor pode ficar queimado no ministério. É isso que acontece. Eu falo isso pois eu já fui de dentro desse sistema.

  2. E sei como esses lideres religiosos trabalham. Pois o Pastor de cada área dita ordem aos seus auxiliares e diáconos a votarem no politico que é indicado pelo Pastor presidente. Se os auxilares, diáconos dirigentes de congregação não votarem no candidato indicado pelo seu Pastor pode ficar queimado no ministério. É isso que acontece. E falo pois e já fui de dentro desse sistema.

  3. JESUS CRISTO NAZARENO O SALVADOR ESSE É MEU GUIA , AGORA PASTOR TRAMBIQUEIRO ISSO NÃO HIPÓCRITA VC RAIMUNDA DO ALZOL DO DEMÔNIO

  4. Eu apoio,como líder religioso ele tem sim uma influência, e se o Edvaldo apoios os trabalhos da igreja é melhor mantê-lo como prefeito….ele faz seu papel em expor sua postura em defesa do Edvaldo….a igreja enquanto instituição social precisa sim de boas parcerias…e tanto o Flávio dino como i Edvaldo tem apoiado a igreja….

    • O Senhor da Igreja é Cristo. E Cristo nos é suficiente. É curioso a seguinte questão: Nos púlpitos das igrejas, quando se pede ofertas, por trás se diz: não dependemos do Estado e do Governo. E agora pela frente se diz que se depende ? Acho que tem interesse por trás de tudo isso. A igreja é dependente do Senhor dela: Jesus Cristo.

      • Igreja precisa é de Jesus e não de politico

  5. O Pastor Coutinho tem um dívida com o Flávio Dino, pois o mesmo nomeou o Pastor Jessé, filho de Coutinho como capelão da polícia militar. sou membro da Assembleia de Deus, mais não concordo com as atitudes do Pastor Coutinho.

  6. Sou membro da Assembleia de Deus, mas, não concordo com o Pastor Coutinho, ele deveria ficar neutro. Conviveu muito tempo com o Pastor Estevão, mais não aprendeu. Votei no primeiro turno na Eliziane gama, mais no segundo turno eu e minha família votaremos no 33, mesmo pq em nossa área o prefeito Edivaldo Holanda virou as costas.

  7. “Oh que saudade eu tenho da aurora da minha vida” – Casemiro de Abreu.

    Apesar de ser sido citado os ides de 60 e 70, não lembro que isso tenha acontecido na tão frutífera época do saudoso e inesquecível pastor Estevam Ângelo. Este sim, foi considerado até pela mais alta autoridade da igreja católica da época, como a maior liderança cristã do Maranhão no século passado. Portanto, é extremamente salutar dizer que, toda regra há exceção, cada caso é um caso, e não colocarmos a todos no mesmo julgo.

  8. Apoio o nosso pastor Coutinho pois é homem de Deus
    É melhor votar em nosso irmão Edvaldo olanda de q entregar a cidade nas mãos de quem não tem Deus na vida
    Deus o abençoe pastor Coutinho
    Estamos juntos por melhorias em nossa capital São Luís Maranhão

  9. Infelizmente, é uma prática comum em muitas igrejas evangélicas, pastores negociarem o voto de seus membros em troca de alguma benécia para si, cristãos é também cidadão com capacidades de escolher seus representantes, sou evangélica e não aceito tal influência no meu voto, onde moro os frequentadores dessa denominação disseram votar no 12, por este ser “evangélico” sem terem um argumento mais forte, deve ser porque este prefeito promove shows gospel com cantores de cachês caríssimose enquanto temos escolas sucateadas e hospitais funcionando precariamente
    Lamentável que atualmente ainda cristãos tão sem entendimento..

  10. Sou membro da Assembleia de Deus e apoio a atitude do nosso pastor. Como um líder religioso que é, estando à frente de uma igreja tão grande, tradicional e respeitada em São Luis e em todo Estado e mesmo fora dele, ele deve sim se posicionar e orientar o seu rebanho em momentos decisivos como este.
    Participei de uma reunião com muitos lideres da denominação e a aceitação foi total.

    Penso que suas feridas com a denominação já deveriam ter cicatrizado, mas infelizmente você se deixa levar por essa raiz de amargura que te consome, por isso inventa tamanha inverdade.

    Todos tem o direito de escolha e também de influenciar. Você, eu e o Pr José Guimarães Coutinho também.

    • Deve orientar o rebanho espiritualmente, não em política, nem se meter com o votos dos outros, que devem ser a expressão de sua consciência, como recomenda o mais basilar dos princípios democráticos. O que ele está fazendo está tão errado quanto um prefeito se meter com a religião dos outros.

      Jesus disse que o seu reino não era deste mundo, e nunca se meteu em politicagens. Mire-se no exemplo de Cristo e siga seus ensinamentos.

  11. Analisando agora com mais calma, nem sentido isso faz. Como é que uma pessoa pode declarar que a instituição da qual é presidente vai apoiar um candidato? O voto é individual, segundo a consciência livre de cada cidadão, e não se subordina a uma entidade da qual o eleitor faz parte. O pastor é livre para declarar que apoia um candidato, mas não pode garantir que os membros da Igreja apoiem.

  12. Esse apoio é fruto de um acordo envolvendo um terreno de 9 MILHÕES, na estrada de Ribamar. Quem viver verá…

    • O Terreno foi comprado em longas parcelas ao longo de mais de três anos e pago com o suor dos fiéis. Já foi quitado para o seu governo. E Agora vamos construir com fé e esforço, sem qualquer participação governamental, seu mal intencionado.

    • O terreno denominado “Terreno Centenário” foi pago em várias parcelas com a contribuição de todos os fiéis sem participação de Governo e assim terá continuidade com sua construção. Pare que tá feio querido!

    • Que Deus lhe castigue por cada palavra astuciosa

      Seu sem noção … Filho de Belial !
      A igreja está há anos fazendo milhares de campanhas pra conseguir esse dinheiro
      E vc vem dizer um horror desse ?
      Me respeite e me poupe
      Procure orar e pedir perdão

    • Falar besteita, cabra besta. A igreja comprou e pagou com muita dificuldade.

  13. EM NENHUM MOMENTO ELE FALA EM EDIVALDO HOLANDA!

    Resp.,: hahahahahahahahahahahahahahahahahah. Essa foi boa. Leia o manifesto integral no meu blog, amigo. Veja vc mesmo. Me divirto… hahahahahah

  14. CUIDADO COM ELE DE TERNO GRAVARA BANCANDO O DECENTE É O DIABO VIVO EM FIGURA DE GENTE É O PASTOR TRAMBIQUEIRO ENGANADO INOCENTES

    • Ahhh..
      Se vocês , difamadores e hipócritas, não existissem … A Bíblia não se cumpriria

      Jesus te ama , viu ?
      Ainda dá tempo de voltar atrás e pedir perdão …

Comments are closed.