André Fufuca agora gigante rumo ao Senado…

Vitória de Rildo Amaral em Imperatriz elevou o ministro do Esporte à condição de principal nome da base do governo Carlos Brandão para ocupar uma das vagas em disputa na Câmara Alta em 2026

 

ENVOLVIMENTO. Fufuca foi o primeiro a comemorar o resultado da eleição, antes mesmo do candidato

O ministro do Esporte André Fufuca tornou-se um gigante neste domingo, após a vitória ao deputado estadual Rildo Amaral (PP) na disputa pela Prefeitura de Imperatriz.

Fufuca não apenas é presidente do partido de Amaral como é seu amigo pessoal e o principal avalista de sua candidatura a prefeito; quando o deputado ainda enfrentava a resistência de outros nomes para se consolidar na base do governo Carlos Brandão (PSB) foi o ministro quem avalizou seu nome ao governador.

Imperatriz é a joia da coroa de uma eleição que fez de André Fufuca candidato-nato ao Senado em pelo menos quatro dos principais municípios:

  • Sentou praça desde o primeiro turno em Imperatriz, um município onde o também interessado no Senado Weverton Rocha (PDT) sequer conseguiu viabilizar candidato.
  • Fufuca esteve no palanque vitorioso com Rafael, em Timon, reduto histórico do pedetista Weverton Rocha, que disputará a mesma vaga em 2026;
  • o ministro segurou a pressão contra a eleição de Gentil Neto em Caxias, reafirmando sua vitória nas urnas, mesmo quando ninguém acreditava;
  • E esteve pessoalmente na campanha do prefeito eleito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), outro colégio eleitoral de peno no Maranhão.

Entre os maiores colégios, destaca-se ainda vitórias importantes do ministro Santa Inês, Paço do Lumiar, Pinheiro, Buriticupu, São Bento, Lago da Pedra, Barra do Corda, Grajaú e Coelho Neto.

ALIADO E AMIGO. Fufuca com Rildo Amaral e sua vice no momento da votação no segundo turno de Imperatriz, neste domingo, 27

Um dado muito significativo desta vitória está nos números gerais da eleição no Maranhão: o PP, de Fufuca, vai administrar nada menos que 15,69% da população maranhense, o maior índice dentre todos os partidos que disputaram as eleições.

São, no total, 30 prefeitos eleitos, todos organicamente filiados ao PP e vinculados pessoalmente ao ministro do Esporte, a exemplo da prefeita reeleita de Lago da Pedra, Maura Jorge, influente liderança política no Maranhão.

O presidente do PP tem ainda o apoio declarado da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), uma das principais lideranças do grupo do governador Carlos Brandão.

A força do ministro cresceu tanto que seu nome já é sinônimo de Senado entre os governistas.

Tanto que o próprio Brandão o chamou de senador em ato falho ao discursar na mesma Imperatriz que lhe deu a vitória neste domingo, 27.

Fufuca sai consolidado das eleições municipais como nome de peso para 2026.

E 2026 é logo ali…

Marco Aurélio D'Eça