Uma desonra para o judiciário maranhense…

Este blog Marco Aurélio d’Eça vem dizendo ao longo de 18 anos: “a mãe de todas as corrupções é a corrupção no Judiciário”; pela ousadia, recebeu até processo da Associação de Magistrados, mas não se calou; agora, a Polícia Federal mostra ao mundo apenas uma pequena parte deste esgoto nos tribunais do Maranhão

 

Os desembargadores-alvos da operação da Polícia Federal; se aprofundar, aparecem mais, muito mais…

Editorial

Ao longo de 18 anos, este blog Marco Aurélio d’Eça – o mais antigo ainda em atividade no Maranhão – sempre exerceu postura crítica em relação ao judiciário maranhense, marcado por histórias escabrosas de corrupção em todos os níveis.

O auge desta visão indignadamente crítica se deu em 2014, com o post “A mãe de todas as corrupções é a corrupção no Judiciário”. 

A corrupção que permeia o poder Judiciário no Brasil é a causa de toda a corrupção que se espalha em todos os setores da sociedade. Se no Brasil todos os juízes fossem honestos, não haveria como praticar corrupção – nem na política, nem na polícia, nem nos negócios – por que ela seria punida exemplarmente; e no Maranhão, esta corrupção do Judiciário parece estar elevada à enésima potência”, afirmava o texto de 10 anos atrás.

Pela sua pertinência histórica, o post acima rendeu inúmeras outras republicações.

Mas houve outros, tão duros quanto – antes e depois deste texto clássico – nos 18 anos de existência deste blog Marco Aurélio d’Eça. Foram tantos que renderiam um ou dois livros relacionados ao tema corrupção de juízes, desembargadores, promotores e advogados. (Releia aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, mais aqui, também aqui, aqui, aqui, aqui e também aqui)

A ousadia deste blog Marco Aurélio d’Eça rendeu, inclusive, processo por desonra, movido pela corporativista Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), à época presidida pelo hoje desembargador Gervásio Protásio dos Santos Júnior; as ações – cível e criminal – acabaram arquivadas sem resolução de mérito, por prescrição, dada a incrível lentidão do Judiciário, outra de suas ignomínias.

Nesta quarta-feira, 14 , a Polícia Federal confirmou o que este blog grita há 18 anos: há, sim, corrupção, roubalheira, ladroagem, gatunagem e picaretagem permeando o judiciário do Maranhão em todos os seus níveis.

E por causa desta corrupção, o Maranhão também se tornou um mar de corrupção.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça