Os estados terão ampliação na infraestrutura de telecomunicações e doação de chips de celular e de computadores para alunos carentes estudarem
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anuncia nesta segunda-feira (12), em São Luís (MA), investimentos em conectividade no Pará e Maranhão. Os estados vão receber uma ampliação na infraestrutura de telecomunicações, por meio de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).
O evento ocorrerá no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a partir das 13h30.
Além disso, o evento vai marcar a doação de chips de celular para alunos de famílias carentes inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e de equipamentos do programa Computadores para Inclusão. Serão notebooks e desktops para escolas estaduais, centros de ensino em tempo integral e unidades do Instituto Estadual de Educacão, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em dezenas de municípios.
“O presidente Lula nos deu a missão de oferecer para o aluno de escola pública as mesmas condições de um estudante de escola particular. Por isso, estamos investindo em conectividade na educação. Vamos levar inclusão digital a todos para poder reduzir as desigualdades e proporcionar uma verdadeira inclusão social nesse país. Estamos firmes nesse caminho”, afirma o ministro Juscelino Filho.
Os chips de celular, do programa Internet Brasil, têm pacote de internet móvel de 20 Gb e são recarregados mensalmente. O Maranhão vai receber este ano mais de 50 mil unidades. Já os computadores destinados a escolas e IEMAs são do programa Computadores para Inclusão.
Neste ano, o Ministério das Comunicações já entregou cerca de 6 mil máquinas em todo o país, e a meta é fechar 2024 com pelo menos 14 mil unidades doadas.
Da Assessoria