Maura Jorge é a única remanescente de sua geração com perspectivas no atual ciclo político

Caminhando tranquilamente para o seu quarto mandato como prefeita de Lago da Pedra, a ex-candidata a governadora que foi deputada estadual por vários mandatos sobreviveu às diversas trocas de poder na política maranhense e conseguiu se consolidar como liderança estadual e  exemplo de habilidade tanto política como de gestão

 

Plena a caminho do quarto mandato em Lago da Pedra, Maura Jorge é a única remanescente da geração 90 com relevância na política estadual

Ensaio

A experiente prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PP), é uma das poucas líderes de sua geração a permanecer firme no debate estadual e em tendência de crescimento neste ciclo que terá sua culminância em 2026.

A maioria de seus contemporâneos ou foram retirados do debate público ou perderam relevância no xadrez político; sua gestão e a forma como se conduziu politicamente, explica sua permanência e seu respeito tanto na classe política quanto no povo.

O início dos anos 90 foi um celeiro de novos nomes no cenário estadual, seja de famílias já tradicionais, seja daqueles sem sobrenome que conseguiram furar a bola aristocrata.

Maura é um desses nomes que surgem no início de 90, ao lado do seu irmão, Waldir Filho, deputado que veio a falecer em 96, num acidente de avião que também vitimou outros dois parlamentares. Maura teve quatro mandatos de deputada estadual, o último interrompido em 2008, para que ela pudesse disputar a prefeitura de Lago da Pedra contra Luiz Osmani, um de seus adversários históricos.

Maura venceu aquela eleição e segue, até hoje, ditando as regras da política no município.

Foi reeleita em 2012, elegeu seu sucessor em 2016, disputou o governo em 2018, retornou à prefeitura em 2020 e hoje se encaminha para um quarto mandato, com 100% da câmara de vereadores e sem adversários políticos à altura.

É de Lago da Pedra uma das saúdes municipais mais admiradas do Maranhão, com equipamentos que poucas unidades da rede estadual possuem; creche em tempo integral, maternidade, escolas, hospital, novos bairros, pavimentação asfáltica na sede e zona rural, aumento no número de empregos com carteira assinada, aumento no número de novos empreendimentos, salários em dia e 80% de aprovação, justificam o discurso de Maura Jorge, de gestão humanizada

Sua trajetória política, na contramão da maioria dos seus contemporâneos, mostra sua habilidade política de construir laços, abrir diálogo, respeitar o contraditório, e se manter relevante no xadrez político.

Hoje no Progressistas, partido do Ministro André Fufuca, à frente do PP Mulher, Maura tem um forte instrumento para voltar a percorrer o estado, fortalecendo sua já notória participação em todas as regiões.

É esse destaque político, sua lida com o povo e com os grandes nomes da política, que fizeram Fufuca enxergar em Maura “um dos diamantes mais lapidados da política do Maranhão”, como disse o próprio em discurso recente.

E 2026 está logo ali…

Marco Aurélio D'Eça