Os estranhos números da pesquisa DataILha em São Luís…

Em comparação com levantamento do mesmo instituto, de agosto de 2023, números de agora mostram exponencial – e injustificado – crescimento de 11 pontos percentuais do prefeito Eduardo Braide, presença, também injustificada, do ex-prefeito Edivaldo Júnior acima dos dois dígitos e queda de gente que está se movimentando muito mais nas ruas, nas redes sociais e na mídia

Os números do DataIlha mostraram uma movimentação significativa em comparação com números de agosto do mesmo instituto

Editorial

Este blog Marco Aurélio d’Eça demorou para divulgar os números da primeira pesquisa do Instituto DataIlha sobre a corrida eleitoral de São Luís neste início de 2024; e demorou por que achou estranhos e injustificados os números, sobretudo em comparação com pesquisa do mesmo Instituto, divulgada em agosto de 2023. 

Nesta comparação, o prefeito Eduardo Braide (PSD) dá um salto significativo de 11,4 pontos percentuais, chegando a 39,7%; ainda que se reconheça a força do prefeito, não há fato que justifique crescimento tão grande, sobretudo diante de forte oposição sofrida por ele nos últimos cincos meses de intervalo entre os dois levantamentos.

Mais surpreendente é a presença de Edivaldo Júnior com 10,1%.

O ex-prefeito está fora do cenário das eleições desde novembro, quando praticamente desistiu da disputa por falta de acolhimento nos grupos políticos e espaço em partidos; este blog Marco Aurélio d’Eça elencou esses revezes no início de janeiro, no post “Praticamente fora da disputa em São Luís, Edivaldo some, de novo, das redes sociais…”.

O potencial demonstrado por Holandinha é mais estranho ainda quando comparado com outro pré-candidato, deputado Neto Evangelista (União Brasil), que também parece ter abandonado a disputa; fora do debate eleitoral desde novembro, Neto surgiu com apenas 4,9%, nada menos que 6,3% de queda em cinco meses.

Note que Edivaldo Júnior é o único dos candidatos do segundo pelotão que se mantém em todos os cenários da pesquisa DataIlha – junto com Braide e Duarte Jr. (PSB) – um claro sinal de que o levantamento visa testar exclusivamente sua força.

Há uma clara tentativa de mostrar Edivaldo como melhor opção para enfrentar Braide, inflando o prefeito em relação aos demais adversários

O desempenho de Duarte Júnior é outro ponto a ser analisado na pesquisa DataIlha em comparação com seus números de agosto. O candidato do PSB tinha 21,8% em 17 de agosto na pesquisa DataIlha.

Nestes últimos cinco meses conquistou o apoio do governador Carlos Brandão (PSB), recebeu a adesão de inúmeros partidos, deputados, vereadores, praticamente influenciou na desistência de outros nomes da base e polarizou a disputa com Eduardo Braide; não faz nenhum sentido que apareça, agora, com 20,6% no principal cenário, uma perda de mais de um ponto percentual.

Outros candidatos igualmente ativos como Duarte Júnior, e bem mais intensos na disputa que Edivaldo Júnior, como Dr. Yglésio Moyses (ainda no PSB) e Fábio Câmara (PDT) registraram, 2,3% e 1,5%, respectivamente, sem justificativa plausível.

Este blog Marco Aurélio d’Eça não tem dúvidas de que os números do DataIlha tentam dar um recado pró-Edivaldo, fortalecendo Braide em relação aos demais adversários e tentando manter o ex-prefeito numa disputa que ele mesmo já havia abandonado.

Vai conseguir?!?

Marco Aurélio D'Eça