Nos últimos dias, governador protagonizou imagens ao lado do prefeito Eduardo Braide e do vereador Paulo Victor – que também posou com o ex-prefeito Edivaldo Júnior – e viu o irmão, Marcus, assumir o comando do MDB regional, garantindo o controle da legenda nas eleições de 2024 e 2026
Análise da Notícia
O governador Carlos Brandão (PSB) movimentou fortemente nos últimos dias as peças do seu grupo político rumo às eleições municipais de 2024. Foram gestos de clara rearrumação, com impacto forte na formação das alianças para a sucessão do prefeito Eduardo Braide (PSD).
O próprio Braide protagonizou com Brandão uma cena importante.
O governador esteve no lançamento das obras do Aeroporto de São Luís e sentou-se ao lado do prefeito, mas com um ingrediente a mais para especulações: ao lado dos dois estava também o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor (PSDB).
Paulo Victor é um dos principais nomes da base de Brandão para a sucessão municipal; ele havia tomado café com o presidente do PSDB, Sebastião Madeira, na última terça-feira, 26; sua primeira aparição política depois disso foi numa foto com o ex-prefeito Edivaldo Júnior (sem partido).
No início da semana, este blog Marco Aurélio d’Eça revelou que aliados de Edivaldo – inclusive os articuladores do Palácio dos Leões – ainda buscavam partidos para ele, como foi dito no post “Aliados ainda procuram partidos para Edivaldo Jr…”.
O ex-prefeito sondou o PSDB, o União Brasil – que tem como candidato outro aliado de Brandão, o deputado estadual Neto Evangelista – e o MDB.
Nesta quinta-feira, 28, Marcus Brandão, que é irmão do governador, assumiu da deputada federal Roseana Sarney o comando do MDB regional; e vai controlar a legenda na sucessão de 2024 e, principalmente, em 2026.
O vai-e-vem de aliados mostra a quantas andam as articulações do governador.
E para bom entendedor, tudo o que aconteceu esta semana basta…