“Café da manhã com profissionais da mídia” reuniu deputados, jornalistas, radialistas blogueiros e influenciadores de diversos veículos de comunicação, profissionais da área da saúde e membros de instituições voltadas à saúde mental
A Assembleia Legislativa e o Ministério Público Estadual promoveram nesta quarta-feira, 27, “Café da manhã com profissionais da mídia”, em que discutiu “O impacto da mídia na prevenção ao suicídio”.
A ideia foi orientar os profissionais de mídia sobre os cuidados com a divulgação do suicídio.
– Esse momento é para que a gente faça essa reflexão, esse debate e peça a contribuição da imprensa, no sentido de passar a notícia da forma adequada e que não prejudique outras pessoas – assinalou a presidente da Alema.
Há uma regra no jornalismo tradicional em que mortes por suicídio são tratados em a expressão específica, para evitar estímulos; mas diante do avanço das redes sociais, em que a falta de formação profissional leva á busca pelos acessos a qualquer preço, tem levado o próprio jornalismo profissional a repensar esta prática.
Recentemente, a morte da jogadora de volei Walewsca Oliveira foi tratada mais abertamente como prática de suicídio, mas buscando minimiza o foco na prática.
A promotora de Justiça Cristiane Lago, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Direito Humanos e Cidadania e do projeto ‘Rede do Bem’, destacou que o trabalho dos profissionais da mídia é fundamental na prevenção dos casos de automutilação e suicídio e, por isso, a divulgação equivocada e fora das normas orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pode provocar um efeito multiplicador desses episódios.
– Isso quem aponta são os estudos científicos. No momento que se divulga a imagem de uma vítima, os meios utilizados para cometer o suicídio, outros que estão adoecidos, que já têm a ideia de cometer o suicídio, vão imitar. E, assim, os números aumentam – alertou.
Em palestra, o psiquiatra Ruy Palhano lamentou que o Brasil se encontre entre os países ponde a prática vem aumentando.
– E, por isso, encontros como esse são muito importantes – disse Palhano.
O evento fez parte da programação alusiva à campanha Setembro Amarelo.
Da Agência Assembleia, com edição do blog