Solenidade, que marca o início do uso do fardamento passeio dos estudantes foi realizada no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão, com a participação do governador Carlos Brandão
O Colégio 2 de Julho entregou nesta segunda-feira, 25, aos 1800 alunos, a boina “Herói de Fibra”, que marca o início do fardamento de passeio dos estudantes.
A solenidade, realizada no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão – e coordenada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Araújo – foi acompanhada pelo governador Carlos Brandão (PSB).
Para a família da aluna Maria Sofia, foi um momento sonhado por toda a família.,
– Eu estou muito feliz. Sonhei muito com esse dia – disse a estudante.
Para Carlos Brandão, os números das escolas militares nos indicadores educacionais são motivo de reconhecimento.
– É no Colégio Militar que eles aprendem a valorizar a boa conduta, a responsabilidade e, acima de tudo, lá eles têm um bom aprendizado. A prova está aí, os melhores resultados do Ideb vêm das escolas militares e nós vamos fortalecer ainda mais – frisou Brandão.
A boina representa a proteção do jovem em formação e é uma das marcas da segurança propiciada pela corporação, que acolhe o novo aluno para garantir educação diferenciada. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a cerimônia materializa a fraternidade, ao unir novos alunos aos veteranos, estabelecendo um marco na vida dos estudantes, que iniciam um compromisso com a disciplina, o respeito e o aprendizado.
– Hoje é um dia festivo em que mais 1.800 alunos estão recebendo boina. Esses alunos ingressaram no nosso Colégio Militar 02 de Julho este ano, e no retorno possível, depois do período mais crítico dessa pandemia – disse o coronel Célio Roberto.
Após receberem a boina dos seus padrinhos e madrinhas, os estudantes proferiram juramento de ingresso no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Maranhão, que tem a hierarquia e a disciplina como pilares fundamentais da sua estrutura organizacional.
Mais escolas militares e bom resultado no Ideb
Até 2015 o Maranhão contava com apenas um colégio militar do CBMMA e seis unidades escolares vinculadas à Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Hoje o estado dispõe de 27 colégios militares do CBMMA e 16 da PM, mas a meta é ampliar esse quantitativo para beneficiar maranhenses de todas as regiões do estado, como detalha o coronel Célio Roberto.
– Nossas escolas têm sido uma referência no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Maranhão e nós vamos continuar ampliando. A determinação do governador Carlos Brandão é que se amplie a quantidade de colégios militares. Nós vamos ampliar esse número, alcançando mais municípios maranhenses – conta o comandante do CBMMA.
Um bom exemplo vem do Colégio Militar Tiradentes I, em São Luís. Com gestão compartilhada entre Polícia Militar e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a escola alcançou nota 5,9 no Ideb de 2017, acima da meta de 4,7 estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Kelryelle Nascimento acaba de ingressar no Colégio Militar 02 de Julho. Ela acredita que a escola representa uma oportunidade para aprimorar a disciplina e o desenvolvimento educacional.
– A minha mãe sempre sonhou com isso e é muita satisfação estar nessa escola. É a realização de um sonho pra mim – concluiu a estudante.
Faltou o professor Felipe Camarão nessa foto.Ele sempre abraçou essa escola com muito amor e dedicação