Erlânio Xavier diz que, no momento em que o Brasil passa por uma crise sem precedentes na pandemia de coronavírus, decisão dos governadores é uma forma de firmar um pacto pela vida
O presidente da Famem, Erlanio Xavier, comentou nesta sexta-feira, 12, a iniciativa do Consórcio Nordeste em providenciar a compra de doses de vacina russa Sputnik V.
“O Brasil está passando por uma crise sem precedentes em termos de ameaça a vida. A decisão dos governadores em firmar este pacto pela vida neste momento em que a pandemia da Covid-19 ceifa mais de 2 mil mortes por dia é uma iniciativa sem precedentes na história deste país sacudido por um tragédia”, disse o prefeito de Igarapé Grande.
Numa negociação fechada no ano passado os governadores obtiveram desconto na compra do imunizante, ficando a unidade pelo valor de US$ 9,95.
O memorando sobre intenção de compra foi enviado em outubro do ano passado, quando aparentemente a pandemia estava em contenção.
De acordo com o porta voz do Consórcio Nordeste, o governador Wellington Dias (PI), a antecipação nas negociações além de baixar o valor da compra, foi acertada a compra de 39 milhões de vacinas.
A negociação fechada pelo Ministério da Saúde obteve 10 milhões de doses da vacina.
A Spunik ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em caráter emergencial.
Foi só dar uma pressão que apareceu leitos de uti, hospitais de campanha, compra de vacinas, o diabo a quatro. Quantas pessoas precisando disto e que morreram para FD e os governadores de oposição fazerem politicagem? Se isto não for assassinato, nada mais é.
A aquisição se deu por meio do Consórcio Nordeste, que é uma iniciativa dos estados. Por que motivo o presidente da FAMEM se tornou o comentarista? Quem é e o que faz esse tal de Erlânio, além de multiplicar o seu patrimônio pessoal e de emplacar uma série de postagens nos blogs?