Candidatos que disputam o segundo lugar nas intenções de voto em São Luís – e o direito de disputar o segundo turno contra Eduardo Braide – têm cores, militância e agendas parecidas nestes primeiros dias de campanha
Disputando em condições de empate técnico o segundo lugar nas eleições de São Luís – e o direito de disputar um eventual segundo turno contra o líder Eduardo Braide (Podemos), os candidatos Duarte Júnior (PRB) e Neto Evangelista (DEM) estão espelhando suas campanhas.
Até a cor de campanha usadas pelos dois candidatos é a mesma: o azul, que parece predominar no atual pleito.
Esta semana, por exemplo, ambos realizaram as tradicionais caminhadas pela Rua Grande, espécie de teste de fogo para as primeiras semanas de campanha de qualquer candidato.
Duarte levou a militância de Josimar de Maranhãozinho (PL), que hoje coordena sua coligação; Neto optou por estar acompanhado de mulheres do PDT, tradicional e influente grupo pedetista na capital maranhense.
Até o foco das campanhas são similares: Duarte foca em sua atuação pelo Procon-MA; Evangelista aposta na força do PDT em São Luís.
Distante dos demais candidatos, Beto e Duarte tendem a polarizar a disputa no primeiro turno, tirando votos tanto de Braide quanto dos candidatos que estão atrás nas pesquisas.
Esta tendência já foi, inclusive, analisada no blog Marco Aurélio D’Eça, no post “Polarização Neto X Duarte tende a achatar índices dos demais candidatos…”.
Tendência esta que deve se confirmar à medida que avançar a campanha…