Senador do PSDB fortaleceu-se a partir da defesa de pautas de interesse do governo, como o acordo sobre a Base de Alcântara, e consolidou sua aproximação com o presidente na viagem aos EUA
O senador maranhense Roberto Rocha (PSDB) ganhou a condição de principal interlocutor do presidente Jair Bolsonaro (PSL) no Maranhão.
Sem entrar no mérito do efeito desta aproximação para o próprio Rocha – diante da última pesquisa Ibope sobre o governo Bolsonaro, divulgada ontem – o blog Marco Aurélio D’Eça analisa apenas que a confiança foi conquistada pelo senador a partir da defesa de pautas importantes.
O tucano tem defendido o acordo entre Brasl e Estados Unidos para exploração da Base de Alcântara, o que agradou Jair Bolsonaro.
Tanto que foi aos EUA a convite do próprio presidente.
Sem nenhuma outra lideranças no Senado ou na Câmara tão próxima do presidente – e com a oposição declarada do governador Flávio Dino (PCdoB) – Rocha ganha a condição de aliado, mesmo sem a liderança de um grupo político consistente em Brasília ou no Maranhão.
E, repita-se: não se discute aqui se isso é bom ou ruim para o senador, a curto, médio ou longo prazo.
Mas o eleva a outro nível no Senado Federal…
Onde anda os outros dois senadores maranhense nessa altura? Será que eles tem capacidade e conhecimento para discutir a nível nacional sobre essa parceria? Será que eles sabem a fundo as necessidades do povo e da localidade? E a entrada da cidade?E o porto de embarque e desembarque vai ser financiado pelos parceiros ou não? Conhecem o projeto atual,o ministro de tecnologia e sua estrategia para o Brasil e Maranhão? Se não ,procurem conhecer e estudar cientificamente para discutir . Falar que pediu explicações é simples,tem que conhecer para não falar besteira.