Apoio de vereadores eleitos pela sua coligação ao presidente Paulo Victor indica que o prefeito pretende iniciar um novo ciclo de relação institucional com o Poder Legislativo em São Luís
Logo no primeiro dia após ser reeleito, o prefeito Eduardo Bride (PSD) declarou que pretende ampliar a sua base de apoio, tema que foi abordado por este blog Marco Aurélio d’Eça no post “Braide já trabalha para ampliar base na Câmara…”.
Este posicionamento levou alguns observadores a entender que o prefeito estaria disposto a cooptar vereadores para formar uma maioria que pudesse contrapor a força do presidente Paulo Victor (PSB).
O que se viu nos dias seguintes, porém, foi outra situação.
- dos sete vereadores eleitos na base de Braide, cinco já declararam apoio à reeleição de Paulo Victor na Casa;
- apoiam o presidente os braidistas Daniel Oliveira, Joel Nunes, Marcos Castro, Clara Gomes e Rosana da Saúde.
O Braide que sai das urnas de 2024 parece diferente do Braide que se elegeu em 2020.
É um prefeito disposto a se relacionar com o governo Carlos Brandão (PSB) – a quem elogia pela boa receptividade quando se falam – e com o governo Lula (PT), de quem diz ter garantido mais de R$ 500 milhões para investimentos na capital maranhense.
Entre os aliados, o novo Braide busca também um novo relacionamento com a imprensa, como se vê na ampla abertura dada aos jornalistas nos dias seguintes à reeleição; e ninguém descarta que esta nova postura pode ter a ver também com 2026, pleito em que ele mesmo já disse querer “apontar caminhos”.
Afinal, com mais de 400 mil somente em São Luís, ele já conhece esses caminhos…