Na tentativa de atrair eleitores tiktoker’s – sabe-se lá porque – candidato optou por uma imagem de desequilibrado, cheio de caras e bocas e agressivo. Resultado: foi chamado de “palhaço de debate”, antipatizado por eleitores do ex-presidente, amarga índices mínimos nas pesquisas e está fora do debate da TV Mirante
Ainda em janeiro, este blog Marco Aurélio d’Eça publicou o post “De como Duarte Jr. e Dr. Yglésio desmoralizam suas próprias imagens…”; tratava-se de um alerta sobre os riscos que os dois candidatos corriam com a postura tiktoker, que agrada a criançada de internet, mas não passa credibilidade.
O deputado estadual decidiu mesmo virar um personagem de redes sociais, com postagens sempre construídas para atrair visualizações, apelando para o humor escrachado e o deboche, que não condizem com a postura de um parlamentar, médico e advogado que tenta se mostrar como pronto para gerenciar uma capital como São Luís”, disse o blog, no caso específico de Yglésio.
Esta preocupação crítica foi exposta não uma, mas diversas vezes, pessoalmente ao próprio parlamentar e a seus auxiliares, que preferiram manter o estilo; passados oito meses, o personagem Yglésio até atraiu milhares de seguidores às suas redes sociais, mas patina na casa dos 2% de intenção de voto.
- falta credibilidade ao candidato do PRTB, que, além de deputado é médico e advogado;
- falta identidade ao deputado, que já esteve no PT, no PDT, no PSB e agora se declara bolsonarista;
- falta confiança no parlamentar, que não consegue atrair aliados nem lideranças aos seus projetos eleitorais.
A falta de confiança no candidato é tamanha que nem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Luís conseguiu atrair eleitores bolsonaristas; havia muita gente de direita na carreata, mas essa gente sequer relacionava o ato com a campanha de Yglésio.
No início da campanha, Yglésio dizia a todos que iria tirar Duarte Jr. (PSB) do segundo turno e chegaria com mais de 20% dos votos ao confronto direto com o prefeito Eduardo Braide (PSD); faltando uma semana para o primeiro turno, seu desafio agora é outro.
Vai ter que brigar muito para chegar a um honroso terceiro lugar…