Estagnado nas pesquisas, sem conseguir polarizar com o prefeito Eduardo Braide – outro que deve faltar ao programa – candidato do PSB vive o drama de tentar garantir segundo turno sem perder posições para os demais candidatos, que têm mais chances de crescimento nesta reta final da campanha
Análise da Notícia
O candidato do PSB a prefeito de São Luís, Duarte Jr., sinalizou claramente nesta quarta-feira, 18, que não vai participar do debate do portal imirante.com, marcado para as 20h30 desta quinta-feira, 19.
Diferentemente dos demais candidatos, que incluíram o debate em suas agendas, a de Duarte aponta como última atividade de hoje uma carreata na Cohab, às 18h40. (Veja imagem acima)
Estagnado nas pesquisas desde 2020, Duarte Jr. vive um drama eleitoral: além de não conseguir se aproximar do prefeito Eduardo Braide (PSD), ele ainda corre o risco de ser alcançado por algum adversário na reta final.
- o deputado Dr. Yglésio (PRTB), por exemplo, aposta suas fichas na vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para chegar aos dois dígitos; (Veja aqui)
- o candidato do PDT, Fábio Câmara, trabalha fortemente nas ruas, está consolidado na Zona Rural e se preparou para crescer nos debates; (Leia aqui)
- a candidata Flávia Alves (Solidariedade) é vista por analistas políticos como capaz de ser hoje o que o próprio Braide foi em 2016. (Entenda aqui)
Duarte Jr. entrou na disputa em São Luís consciente de que tinha poucas chances de vencer Braide; mas ele esperava usar 2024 para preservar uma base de votos que o tornaria candidato natural em 2028.
Sua estagnação nas pesquisas – mesmo com toda estrutura que tem – passou a ser preocupação pelo risco de esvaziamento na reta final, o que o tiraria definitivamente da linha sucessória em São Luís.
Por isso, ele quer agora evitar o máximo os embates com quem vem chegando…