0

A persistente estagnação de Duarte Jr. em São Luís…

Candidato com a maior fatia dos recursos do Fundo Eleitoral, maior número de partidos em sua coligação, maior exército de candidatos a vereador em torno de si e com o apoio de toda a estrutura do Governo do Estado, não consegue, mesmo assim, superar o teto dos 20% de intenções de votos registrado desde 2020

 

Duarte Jr. tem tudo o que um candidato precisa ter para crescer numa disputa; mas não cresce…

Ensaio

Nas eleições de 2020, o agora candidato do PSB a prefeito de São Luís, Duarte Jr., registrou 22,15% dos votos para prefeito e foi disputar o segundo turno contra Eduardo Braide (PSD), que venceu a eleição. (Lembre aqui)

De lá para cá, Duarte manteve-se candidato a prefeito, elegeu-se deputado federal em 2022, e faz campanha sistemática visando as eleições de 2024; mesmo assim, patina nas pesquisas entre 20% e 24% das intenções de votos, sem passar disso. (Veja aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e também aqui)

O candidato do PSB tem o apoio político e estrutural do governo Carlos Brandão (PSB) e de toda a cúpula do Palácio dos Leões, reúne 13 partidos em sua coligação, tem o apoio de dois terços dos candidatos a vereador, protagoniza o programa com maior tempo na propaganda eleitoral e dispõe do maior saldo do Fundo Eleitoral.

Por isso mesmo, dez entre dez analistas políticos não conseguem entender por que o candidato não consegue avançar nas pesquisas.

Duarte conseguiu usar o governo para impedir outras candidaturas, entendendo que tinha cacife para enfrentar o prefeito Eduardo Braide (PSD) cara a cara, como este blog Marco Aurélio d’Eça descreveu, no post “De como Duarte cavou a própria cova na disputa em São Luís…”.

Agora, o candidato palaciano depende exatamente dos outros candidatos para sonhar com um eventual segundo; o desempenho de Wellington do Curso (Novo), Dr. Yglésio (PRTB), Flávia Alves (Solidariedade) e Fábio Câmara (PDT) será fundamental para o futuro de Duarte Júnior.

Como o debate final será restrito, os mesmos analistas apostam que tudo ficará nas mãos de Fábio e Flávia.

Mas esta é uma outra história…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *