Números da Quaest/TV Mirante inibem outras pesquisas em São Luís…

Resultados absolutamente antagônicos em relação a outros institutos que vinham realizando levantamentos na capital maranhense levaram pelo menos duas empresas a cancelarem a divulgação dos seus relatórios

 

Institutos de pesquisas parecem inibidos com os números do Instituto Quaest divulgados pela TV Mirante

Análise da Notícia

Pelo menos dois institutos de pesquisas em São Luís decidiram abortar a divulgação de seus resultados após a pesquisa Quaest/TV Mirante divulgada na última segunda-feira, 9.

  • O Instituto Veritá registrou pesquisa em 26 de agosto e deveria divulgar em 1º de setembro;
  • Já o Vox Brasil registrou levantamento em 4 de setembro, para divulgar na última terça-feira, 10

Em 4 de setembro, este blog Marco Aurélio d’Eça questionou os números de institutos surgidos do nada em São Luís, no post “Pesquisas de gaveta visam apenas qualificar candidatos para debates…”.

Os resultados de cada instituto não têm relação entre si, mas chama atenção o fato de que a Quaest apresentou números totalmente divergentes em relação ao que vinha sendo divulgado.

  • as pesquisas anteriores apontavam o prefeito Eduardo Braide (PSD) com índices entre 45% e 48%; a Quaest deu 60% para ele.
  • o deputado Wellington do Curso (Novo) chegou a aparecer com 12% em um levantamento; na Quaest/TV Mirante, registrou apenas 3%;
  • o único ponto comum entre todos os institutos são os índices de Duarte Jr. sempre na casa dos 20%, números que ele tem desde 2020.

O Instituo Quaest tem nova pesquisa em São Luís agendada para o dia 25; esperava-se que outras empresas do ramo mostrassem novamente seus números entre os dois levantamentos do instituto.

Mas o que parece é que ficaram inibidos…

Com informações do blog de Isaias Rocha

Marco Aurélio D'Eça