Com os mesmos 21% de 2020 – achando que tinha cacife pessoal para encarar Eduardo Braide – candidato do PSB impediu os demais adversários de terem estrutura partidária e os tirou da propaganda eleitoral e dos debates; o resultado é uma provável vitória acachapante do prefeito ainda em primeiro turno
Análise da Notícia
Levando em consideração a certeza dos números da pesquisa Quaest/TV Mirante, divulgada nesta segunda-feira, 9, têm-se o desenho de uma vitória histórica e acachapante do prefeito Eduardo Braide (PSD) no primeiro turno das eleições em São Luís.
E se é de se apontar culpados, um deles é o segundo colocado na disputa, deputado federal Duarte Jr. (PSB). Duarte cavou, ele próprio, sua cova eleitoral na capital maranhense.
O deputado do PSB achou que tinha cacife pessoal para enfrentar Eduardo Braide numa disputa cara a cara; e com essa certeza foi tirando de si próprio as condições de ter esse téte-a-téte em um segundo turno, agora cada vez menos provável, faltando 25 dias para o pleito.
- Duarte fez de tudo para tirar o PSDB e o Podemos de uma coligação com Wellington do Curso (Novo);
- Foi Duarte também quem impediu que o PL se coligasse ao PRTB, do candidato Dr. Yglésio Moyses.
Sem estrutura partidária os dois deputados estaduais ficaram sem poder participar dos principais debates e sem tempo na propaganda; o resultado é que não têm como se mostrar ao eleitor na TV.
- Wellington registrou 3% na pesquisa Quaest;
- Yglésio apareceu com 2% no mesmo levantamento;
- pior é o próprio Duarte, que gravita nos mesmos 21% de 2020.
O candidato do Palácio dos Leões está há quatro anos em campanha, reuniu em torno de si uma coligação-ônibus com nada menos que 12 partidos, tem o maior tempo na propaganda eleitoral, está quase onipresente na casa do eleitor.
Mas, mesmo assim, mostrou que não tem o cacife que achava ter para enfrentar Braide.
Dentre todos os candidatos que estão na disputa de 2024, o único que não pode sofrer uma derrota para Braide em primeiro turno é exatamente o próprio Duarte Jr.; se isso ocorrer – da forma como se desenha ocorrer – ele sai da disputa de 24 dando adeus a qualquer sonho de um dia chegar à prefeitura.
Mas foi ele mesmo quem cavou a sua cova…