Diante de levantamentos questionáveis do ponto de vista da qualidade e credibilidade, números a serem exibidos pela afiliada Rede Globo – que vão servir de base também para este blog Marco Aurélio d’Eça – irão balizar a reta final das eleições em São Luís; e influenciarão, inclusive, a formação do debate marcado para o dia 3 de outubro
A primeira pesquisa do Instituto Quaest para a TV Mirante em São Luís está prevista para ser divulgada na quarta-feira, 11; será o primeiro levantamento independente sobre a sucessão na capital maranhense.
O Instituto Quaest substitui o antigo Ibope como referência para a Rede Globo e suas afiliadas.
Diante de números tão díspares nas pesquisas já divulgadas – a maioria contratadas a bel prazer pelos próprios candidatos, na busca de tentar se mostrar viável – a pesquisa da afiliada Rede Globo deve servir de base para a reta final da campanha.
Diante da profusão de pesquisas de fundo de quintal, este blog Marco Aurélio d’Eça decidiu que vai também adotar como referência de sua cobertura, unicamente, a pesquisa Quaest/TV Mirante.
Serão três levantamentos Quaest/TV Mirante no primeiro turno das eleições em São Luís; a segunda deve ser divulgada dias antes do debate e a terceira na véspera da eleição.
A pesquisa Quaest irá definir os candidatos chamados para o debate da Mirante, o último antes do segundo turno. Pelas regras, os candidatos de partidos com representação na Câmara Federal terão participação garantida; além destes, só os que chegaram a, pelo menos, 5% das intenções de votos.
Talvez até por isso os candidatos estejam usando pesquisas para forçar um crescimento artificial, com institutos sabe-se lá de onde saíram.
Mas, feitos com independência, os números não mentem.
Jamais…