Agora adversários figadais, deputado estadual e governador travam disputas intensas em alguns dos principais municípios maranhenses, em busca de resultados em algumas regiões que podem influenciar diretamente a sucessão estadual de 2026
Depois de enfileirar a bancada governista na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) avançou suas ações para o interior maranhense nestas eleições municipais; e trava com o governador Carlos Brandão (PSB) embates épicos em alguns municípios.
Os embates Othelino X Brandão se dão basicamente nos maiores colégios eleitorais:
- em Imperatriz, o candidato de Brandão é Rildo Amaral; Othelino vai com Marco Aurélio (PCdoB);
- em Timon, Othelino está com Dinair Veloso (PDT) e Brandão com o deputado Rafael de Abreu (PSB);
- em Balsas, Brnadão apoia Alan da Marisol enquanto Othelino fecha com Celso, candidato do prefeito Eric Costa;
- na avaliação de Othelino, em Pinheiro Brandão sequer tem chances com o candidato Geraldo Júnior (União Brasil);
- e em Colinas, terra do governador, o deputado optou por indicar o vice de João Haroldo Barroso, candidato do PCdoB.
Os agora adversários figadais vão para embates também em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Barão de Grajaú, para citar municípios onde a disputa é mais clara.
O resultado destas eleições municipais terão influência direta na sucessão de Brandão, que hoje tem o controle do processo, como já mostrou este blog Marco Aurélio d’Eça, no post “De como Brandão agora controla o jogo da sucessão em 2026…”.
Mas é preciso destacar que Othelino é deputado estadual até 2027, tem a mulher senadora até 2031 e a irmã candidata a prefeita de São Luís e na suplência de deputada federal.
Com este cacife, também pode sentar à mesa de negociações para as eleições de 2026…