Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Mulher do prefeito Márcio Pontes, Janaína tem candidatura impugnada em São Felix de Balsas…

Candidata vive união estável com o prefeito desde 2020 e é considerada até por aliados próximos como a primeira-dama do município; para ela concorrer, o casal simulou uma separação, mas a impugnação, com base no artigo 14 da Constituição Federal, pode anular todos os seus votos, caso permaneça na disputa

 

O casal em postagem no Instagram, com declarações de amor e votos de felicidades

A candidata a prefeita do município de São Félix de Balsas, Janaína Delazeri, poderá ter o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral, uma vez que convive em união estável com o atual Prefeito desde o ano de 2020.

Em todo o Maranhão, Janaína, sempre foi apresentada como a “primeira dama” do município de São Félix de Balsas, inclusive pelo amigo e aliado deputado federal  Márcio Jerry (PCdoB), em postagem nas suas redes sociais, de acordo com a imagem que ilustra este post.

O prefeito passou a conviver maritalmente com Janaína após se tornar viúvo da primeira esposa; agora quer emplacar a cara metade para lhe suceder na gestão do Poder Executivo local, o que caracteriza um terceiro mandato consecutivo.

O aliado Márcio Jerry em postagem nas redes sociais: “primeira-dama Janaina Delazeri”, diz o deputado

A estratégia de Janaína Delazeri e Márcio Pontes é antiga e conhecida da Justiça.

Consiste em simular uma separação, ou seja, utilizar-se de artifício fraudulento para ludibriar tanto a Justiça Eleitoral quanto os eleitores; mas a a união estável atrai a incidência da inelegibilidade prevista no art. 14, § 7º, da CF/1988.

Diante desse cenário, foi protocolada nesta quarta-feira, 21, ação impugnando a candidatura de Janaína Delazeri; caso considerada inelegível pela Justiça Eleitoral – antes ou depois da eleição – terá todos os votos anulados.

Especula-se na região que a estratégia do atual prefeito é substituir a candidata no final da campanha.

Nos bastidores, os apoiadores já disputam, entre si, a vaga da primeira dama…

Sair da versão mobile