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Para entender a pesquisa DataIlha em São Luís…

Muito além da reclamação de adversários sobre manipulação de números, e mais além ainda da festa dos que veem Braide como massa de bolo – “quanto mais bate, mais cresce” – o primeiro levantamento sobre a sucessão municipal pós-registro de candidaturas traz ensinamentos que precisam ser analisados por todos os candidatos

Os números do DataIlha mostram uma queda acentuada de Braide entre as pesquisas de julho e de agosto

Análise da Notícia

É preciso fazer pelo menos três perguntas aos autores da pesquisa DataIlha sobre a sucessão em São Luís, divulgada nesta segunda-feira, 19:

Respondidas ou não essas questões, acertou quem abordou uma queda acentuada de Braide, de nada menos que 6,3 pontos percentuais entre a pesquisa de 22 de julho e esta de agora, 19 de agosto:

O blog do Filipe Mota abordou desta forma, com o título Braide cai sete pontos entre pesquisa DataIlha após escândalo do Clio do milhão”. 

Gilberto Léda, por sua vez, disse que “Braide cai do patamar de 50%, aponta nova pesquisa”.

Embora Braide tenha caído substancialmente, os demais candidatos cresceram residualmente, abaixo até do índice de indecisos

Note-se que o levantamento DataIlha desta segunda-feira, 19, foi feito entre a quarta-feira, 14, e a sexta-feira, 16 de agosto, quando já se tinha atingido o ápice da repercussão das denúncias de envolvimento da família do prefeito no escândalo do carro do milhão; ou seja, o Clio vermelho com R$ 1,1 milhão derrubou Braide.

Mas aí se tem mais uma questão que precisa ser respondida: se Roseana tinha 11,4% e Braide perdeu 6,3 pontos entre uma e outra pesquisa, para onde migrou, em um mês, este contingente de eleitores?

Além de todos esses dados, há um outro, significativo, que pode ser lido tanto para favorecer o caminho de Braide quando para dar esperanças aos adversários.

Os torcedores do prefeito vão dizer que a eleição está definida, com 55% dos eleitores já decididos quanto ao seu voto; por outro lado, ainda existem 44,4% que ainda podem mudar de votos ou não souberam responder a essa questão específica.

E é assim que se entende uma pesquisa eleitoral…

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