Em meio às convenções eleitorais, pesquisa financiada pelo próprio instituto desidratada candidatos e aponta para uma vitória de Braide em primeiro turno, como se quisesse dizer aos partidos os caminhos a seguir na sucessão municipal
Análise da Notícia
Desde que registrou sua pesquisa na Justiça Eleitoral o Instituto DataILha gerou polêmica na campanha de São Luís, sobretudo por incluir a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) no rol de candidatos, como revelou este blog Marco Aurélio d’Eça no post “Roseana vira factoide nas eleições de São Luís…”.
Este blog Marco Aurélio d’Eça começou a investigar interessados no levantamento e chegou à informação de que o nome de Roseana era uma estratégia para alavancar a própria empresa que passa por reformulação administrativa, o que foi contado no post “Pesquisa com nome de Roseana é jogada de marketing do DataIlha…”.
Mas a divulgação dos números mostra que a presença de Roseana é bem mais do que uma arma de marketing:
- para dar os 11% de intenções de votos à ex-governadora, o DataILha desidratou todos os demais candidatos, à exceção de Braide e de Duarte Jr;
- mesmo com a presença de Roseana, Duarte Jr. se mantém com 22%, mostrando uma incrível consolidação neste patamar de votos;
- o prefeito Eduardo Braide caminha para vencer em primeiro turno, mostrando aos partidos que o caminho pode ser ele próprio.
Apesar da ligação histórica do DataIlha com o Palácio dos Leões é impossível dizer a quem interessaria o resultado obtido pela pesquisa.
Mas já se pode ter certeza de que a pesquisa é um recado.
Para quem, é o que se precisa saber…