Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Exposição apresenta rotina operacional e celebra Dia Nacional do Bombeiro

Equipamentos, veículos e instrumentos usados pela corporação nas operações terrestres, aéreas, no mar, na selva e no dia-dia serão exibidos no São Luís Shopping, dia 2 de julho; as cadelas Maia, Fecha e Pandora – que estiveram na ação humanitária do Rio grande do Sul – também participarão do evento

Os veículos operacionais também estarão em exposição no Dia do Bombeiro, no São Luís Shopping

Uma série de equipamentos utilizados nas operações dos bombeiros vão compor a Exposição Dia Nacional do Bombeiro.

Dos veículos de combate a incêndio, às equipagens de proteção e materiais que representam a resistência frente ao perigo, a exposição vai mostrar a trajetória de preparo e determinação em salvar vidas, que é marca desta corporação militar.

Os cães farejadores Maia, Flecha e Pandora também serão destaque da exposição.

A mostra, organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), é alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro e estará aberta ao público no dia 2 de julho, das 10h às 22h, no São Luís Shopping, Jaracati.

“É uma oportunidade para a população compreender melhor o que significa ser um bombeiro militar, os desafios que enfrentamos diariamente e a nossa dedicação em salvar vidas”, avalia o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto Araújo.

O Bombeiro Marítimo (BBMar) é uma referência nas operações de resgate e salvamento aquático

A exposição contará com uma variedade de itens que fazem parte do cotidiano destes profissionais, incluindo equipamentos específicos de todos os grupamentos que compõem  o Corpo de Bombeiros: Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), Bombeiro Ambiental (BBA), Bombeiro Marítimo (BBMar) Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), dentre outros:

Para o diretor da DAT, tenente-coronel Thiago Paiva, “esta exposição é uma oportunidade para o público conhecer de perto o trabalho dos bombeiros e os equipamentos que utilizamos para enfrentar os desafios das operações”.

Heróis de quatro patas

Os cães farejadores Flecha, Maia e Pandora com seus parceiros de operações, que já atuaram em várias partes do país

Um espetáculo à parte, os cães de resgate Maia, da raça labrador, Pandora, híbrida de várias raças e Flecha, uma border collie, também participam da exposição. Elas estiveram na missão humanitária no Rio Grande do Sul e possuem grande destreza física e alta habilidade para localização de pessoas, além de estarem adaptados e treinados para atuar em situações extremas. Os anos de treinamento somaram para potencializar a capacidade olfativa natural e garantir mais eficiências nas missões. 

“Os cães de resgate são uma parte essencial do Corpo de Bombeiros, principalmente, por conta do ótimo trabalho que desempenham nas operações”, reforça a tenente Sara Raquel, condutora da Flecha.

O Dia Nacional do Bombeiro marca a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro. Oficialmente, o dia do bombeiro brasileiro foi instituído pelo decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

 

Atividade originária dos bombeiros, o combate ao incêndio marca a história da corporação no Brasil e no mundo

Além do combate a incêndios diversos, esses profissionais são preparados para resgate de pessoas, socorro a animais, busca por desaparecidos, inspeções técnicas em empreendimentos residenciais e comerciais, atendimento de primeiros socorros e de emergência.

Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos nas escolas e comunidades.

Da Comunicação do CBMMA, com edição do blog

Sair da versão mobile