Eduardo Braide paga o preço do desprezo pela comunicação….

Prefeito que não tem relações alguma com a imprensa, está sem secretário do setor há pelo menos seis meses e tem dificuldade de interlocução com a mídia maranhense, vem sofrendo forte exposição negativa nas últimas semanas, tendência que deve aumentar à medida que se aproximam as eleições de outubro, consequência direta de sua postura

 

Em três anos e meio de mandato, Braide praticamente não convocou coletiva de imprensa e foi se afastando dia após dia da relação com jornalistas

Editorial

O aumento significativo das denúncias contra a gestão e matérias negativas sobre o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) passaram a ter forte repercussão em grupos de aplicativos de trocas de mensagens, emissoras de rádio, portais de notícias e blogs da capital maranhense e até do interior.

E a tendência é que essa exposição negativa do prefeito aumente à medida que se aproxime as eleições de outubro.

Mas não há dúvida de que essa pancadaria é consequência direta de duas características intrínsecas de Braide, que já se percebia desde os tempos de deputado estadual:

  • 1 – a antipatia pela imprensa;
  • 2 – a difícil relação com jornalistas.

Eduardo Braide não dá a mínima para a imprensa, tem pouca relação com emissoras de rádio e TV, despreza e desdenha de jornalistas, e vê com forte animosidade blogueiros e digitais influencer’s.

O prefeito está há exatamente seis meses sem secretário de Comunicação, em plena pré-campanha eleitoral, coisa que nunca se viu na história de São Luís; e a tendência é que ele mantenha a pasta acéfala, supervisionada à distância – como uma espécie de departamento – pelo seu secretário de Governo, Emílio Murad.

  • Eduardo Braide não emite notas de esclarecimento;
  • Ele não fala nada diretamente à imprensa;
  • Suas redes sociais são seus canais; 

Em quase três anos e meio de mandato, o prefeito nunca teve sequer uma conferência com jornalistas, praticamente não convocou entrevistas coletivas ou teve qualquer tipo de colóquio com a imprensa de São Luís; mesmo os profissionais de imprensa mais próximos foram se afastando do prefeito ao longo do mandato, diante da repulsa evidente que ele demonstrava a qualquer tipo de aproximação.

O perfil do prefeito afastou da Secom profissionais experientes, como o ex-deputado Joaquim Haickel – figura das mais amadas e respeitadas no meio jornalístico – e o multitarefas Igor Almeida, auxiliares que sofriam com o desprezo de Braide pela imprensa.

Faltando cinco meses para as eleições de outubro, o prefeito Eduardo Braide ainda é o favorito para vencer as eleições; mas sua imagem – que ele imaginou construir sozinho, no contato direto com a população –  começa a se desmanchar diante dos inúmeros escândalos de corrupção e ações inexplicadas em vários setores da prefeitura.

E a tendência é que essas informações ganhem ainda mais força durante a propaganda eleitoral gratuita e na cobertura das eleições…

Marco Aurélio D'Eça