Treze governos depois, Avenida Litorânea chega aos 30 anos ainda em obras

Projeto iniciado no governo Luiz Rocha foi ignorado por Cafeteira, teve a primeira etapa no governo Lobão, passou por ajustes no governo Roseana, ficou parada sob José Reinaldo e Jackson Lago – ganhou prolongamento feito, curiosamente, pelo prefeito João Castelo – e teve dois novos trechos sob Flávio Dino, chegando, finalmente, ao Olho d’Água, palco da festa de revèillon popular neste domingo, 31

 

Imagem de 40 anos do local onde hoje funciona o parquinho e praça de alimentação da Litorânea (fonte: imirante.com)

 

História

Poucas das milhares de pessoas que estarão festejando este revèillon dariam importância se soubessem que exatamente neste domingo, 31, a Avenida Litorânea, que corta as principais praias de São Luís, está completando 30 anos de inauguração; a mais cosmopolita das avenidas da capital é um símbolo da sua força turística nunca aproveitada efetivamente.

Entregue pelo governador Edson Lobão exatamente no dia 31 de dezembro de 1993, a avenida teve o plano de obras iniciado 10 anos antes, em 1983, no governo Luiz Rocha (que durou até 1987).

No governo de Epitácio Cafeteira (1987-1990) a obra foi completamente ignorada, sendo retomada, ainda que timidamente, apenas no governo João Alberto (1990/91). E sua primeira etapa, de 5,5 quilômetros, foi feita por Lobão (1991-1994).

Roseana teve quatro mandatos de governadora (1995-2002 e 2009-2014), e contribuiu com a ampliação de  sua extensão, concluída por Flávio Dino (2015-2022); Sob José Reinaldo Tavares (2002-2006) a obra ficou parada, assim como no governo Jackson Lago (2007-2009).

Curiosamente, foi um prefeito e não um governador – João Castelo (2009 e 2012) – quem retomou a obra, ampliando um trecho de menos de 1 quilômetro, levando a avenida até o limite entre Calhau e Olho d’Água, lugar conhecido por Caolho.

O mais novo trecho da Litorânea é este, que vai até à avenida do Sesc, no Olho d’Água, local das comemorações de revèillon neste domingo, 31

A obra só voltaria a ganhar importância de fato no terceiro mandato de Roseana, que iniciou a segunda etapa, entre o Caolho e o Olho d’Agua. Flávio Dino recebeu a obra e a ampliou até a entrada do Sesc Olho d’Água, inaugurada em 2022, já por Carlos Brandão (2022-2026), que acaba de implementar uma reforma em vários trechos.

O projeto original pensado ainda na década de 80 prévia a Litorânea ligando as praias da Ponta d’Areia ao Araçagy. São exatamente os dois trechos mais difíceis de executar.

O trecho da Ponta da Areia se inicia onde é hoje a Praça do Pescador, mas tem a antiga casa de veraneio do governo bem no meio do caminho, além da maré, que chega no asfalto em toda a extensão da praia.

Já o trecho do Araçagy tem como maior desafio o gigantesco paredão natural que se debruça na beira do mar, tornando quase impossível cortar uma avenida no meio da montanha de calcário, barro e piçarra.

Mas ainda há quem sonhe não apenas com estes dois trechos, mas seguir avante coma Litorânea dos dois lados.

Criando, finalmente, o verdadeiro anel viário à beira-mar, circulando toda a Ilha de São Luís…

Marco Aurélio D'Eça