Antes mesmo do fim de 2023, governador e prefeito de São Luís anunciam festas gigantes para a folia momesca de 2024, tendo como palco o mesmo circuito Beira-Mar, criado no governo Flávio Dino e que se tornou o principal atrativo carnavalesco da capital maranhense
O governador Carlos Brandão (PSB) e o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) definiram o setor cultural de São Luís como a principal arena da disputa no ano eleitoral de 2024. A primeira batalha será no carnaval, com governo e prefeitura tentando ocupar o mesmo Circuito Beira-Mar, criado no governo Flávio Dino e hoje o principal palco carnavalesco da capital maranhense.
Braide foi às redes sociais neste sábado, 30, para anunciar que sua gestão irá patrocinar o pré-carnaval maranhense na Beira-Mar, abrindo uma nova opção ao tradicional circuito Madre-Deus, que a prefeitura também garante manter; em resposta, o Governo Brandão iniciou a instalação de placas alusivas ao Carnaval no mesmo circuito, além de o próprio governador anunciar mais uma vez “o maior carnaval do mundo”.
Em 2023, Brandão levou a melhor, fazendo um carnaval que trouxe mais de 2 milhões de foliões a São Luís, enquanto Braide bateu-cabeça com a festa na passarela e praticamente esvaziou o circuito Madre Deus.
Para tentar recuperar-se, o prefeito anunciou o início do pré-carnaval em 20 de janeiro, mas deixou um lapso de duas semanas abertas para que Brandão ocupe o espaço antes dele.
Pelo movimento dos dois gestores, o pré-carnaval, o carnaval e o São João devem marcar fortes batalhas entre o prefeito, que concorre à reeleição, e o deputado federal Duarte Júnior (PSB), que tenta agregar toda a base governista e tirar proveito das ações de Brandão no setor cultural.
Será uma eleição festiva em todos os aspectos…