Camarão quer Leandro Bello no PT e na chapa de Duarte; históricos trabalham Cricielle

Embora o presidente da legenda ainda negue definição de apoio ao deputado federal nas eleições de 2024, questão já é considerada fechada entre as lideranças estaduais e nacionais do partido, que já discutem internamente a indicação de um companheiro de chapa dentro da federação com PCdoB e PV

 

Duarte em encontros recentes com Leandro Bello e com Cricielle Muniz; disputa interna do PT agora é pela indicação de vice em São Luís

Este blog Marco Aurélio d’Eça anunciou em primeira mão, ainda em junho, que o deputado estadual Leandro Bello (Podemos) aguarda apenas uma definição legal em seu atual partido para filiar-se ao PT. (Veja aqui e aqui)

Na série de postagens sobre o assunto, o blog Marco Aurélio d’Eça também revelou, em agosto, que Bello não apenas fortaleceria o  PT na Assembleia Legislativa, mas seria o nome do partido na formação de chapa com o deputado federal Duarte Júnior (PSB) em São Luís.

Toda esta articulação tem um nome à frente: o vice-governador Felpe Camarão, hoje a principal liderança do PT no Maranhão.

No caminho de Felipe Camarão surge agora o grupo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Washington Oliveira, que embora esteja proibido de ter filiação partidária ainda mantém forte influência no PT; Oliveira controla, por exemplo, o atual presidente da legenda, Francimar Mello.

O grupo do conselheiro quer na chapa de Duarte a suplente de vereadora e atual diretora do Iema, Cricielle Muniz.

Embora os dirigentes ainda tentem negar, já esta definido nacionalmente que o PT – hoje federalizado com o PCdoB e com o PV – vai mesmo compor a coligação de Duarte Jr. em São Luís, em 2024; e tem a prerrogativa de indicar o vice.

Com as indicações já postas, resta agora saber quem terá mais forneça interna: se o conselheiro do TCE, que deveria estar distante das questões partidárias, ou se o vice-governador, recém-chegado ao partido.

É aguardar e conferir…

Marco Aurélio D'Eça