Apesar da pressão do deputado federal do PSB para impor decisões de Brasília aos diretórios dos partidos em São Luís, legenda controlada pelo também deputado federal Josimar Maranhãozinho resiste a alianças com a base do governo Lula; além disso, o presidente da Câmara Municipal conta com o apoio declarado do vereador Aldir Júnior
Já desmentido pela federação Brasil-Esperança (PT/PCdoB/PV) que negou ter encaminhado qualquer discussão sobre alianças para 2024, o deputado federal Duarte Júnior (PSB) fica no vazio também quando fala do apoio do PL.
O partido que é controlado no Maranhão pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho já estabeleceu não fechar aliança com nenhuma legenda da base do governo Lula (PT), caso do PSB de Duarte; além disso, em São Luís o PL já declarou apoio ao presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor (PSDB).
Sobrinho de Josimar Maranhãozinho, o vereador Aldir Júnior faz parte da base de apoio de Victor desde 2022, e trabalha fortemente pela aliança do partido com o PSDB.
Para conseguir enquadrar os partidos a fechar em torno do seu nome, Duarte Júnior aposta unicamente na imposição de Brasília nos diretórios municipais usando o seu peso de deputado federal.
Mas essa tentativa de enquadramento tem deixado os dirigentes locais – não apenas do PL, mas do PT, do PCdoB, do PV e do PP – irritados com sua postura.
Neste aspecto, Paulo Victor leva vantagem por que, além de articular-se em Brasília, mantém relações próximas e de respeito com todos os dirigentes locais.
O deputado socialista parece caminhar para ficar falando sozinho…