Instituto vê eleição em São Luís entre Braide, Duarte e Neto Evangelista…

Levantamento qualitativo do Instituto Paulo Guimarães – especialista em prognósticos eleitorais – apontou que que a tendência do ex-prefeito Edivaldo Júnior é de queda, por falta de consistência no recall eleitoral, vê dificuldades para surgimento de outros nomes e diz que a influência do governador  Carlos Brandão será maior que a do ministro da Justiça Flávio Dino; pesquisa de intenção de votos confirma números da análise da empresa

O principal cenário no prognóstico do Instituto Paulo Guimarães vê Bride, Duarte, Neto e Edivaldo, nesta ordem

Este blog Marco Aurélio d’Eça teve acesso nesta quarta-feira, 29, aos relatórios de pesquisa qualitativa do Instituto Guimarães, um dos mais respeitados do Brasil na análise de números e na elaboração de prognósticos eleitorais.

Segundo o relatório do instituto – que faz consultoria na capital maranhense desde o início de 2023 – a eleição está fechada em três candidaturas – o prefeito Eduardo Braide (PSD), o deputado federal Duarte Júnior (PSB) e o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) – “praticamente sem espaço para crescimento de outros nomes”.

A pesquisa de intenção de votos que compõe os relatórios de consultoria do Instituto Guimarães confirma o prognóstico, Com Braide na casa dos 28%, Duarte com 21% e Neto com 11,2%, cinco décimos atrás do ex-prefeito Edivaldo Júnior (sem partido).

Eduardo Duarte e Neto são apontados como protagonistas das eleições 2024

Sobre Edivaldo, O Instituto Paulo Guimarães é taxativo: “A tendência de Edivaldo é de queda, como já ocorreu na eleição de governador”; isso deve acontecer, segundo o relatório, pela baixa densidade do recall do ex-prefeito e pela desconfiança que cerca sua candidatura e sua trajetória política, afastando eventuais aliados.

Tanto que, quando o número de candidatos se reduz a apenas quatro – Braide, Duarte, Neto e Edivaldo – o deputado estadual já fica à frente do ex-prefeito.

– Neto tem mais probabilidade do que Duarte de vencer um eventual segundo turno contra Braide – diz o documento; de acordo com o instituto, isso ocorre por causa do que chamou de “rejeição qualificada” que Duarte apresenta, a dificuldade de agregar aliados e a classe política.

 

Recorte do relatório do instituto sobre as eleições de 2024 em São Luís

Com sede em Campinas, o Instituto Guimarães já atua em eleições no Maranhão desde 2006; foi consultor da campanha de Jackson Lago em 2006 e 2010. Deu fundador, Paulo Guimarães, trabalhou diretamente com a hoje senadora Eliziane Gama em 2016.

Neste atual relatório do São Luís, outro dado apontado pelo Instituto Guimarães é a força do governador Carlos Brandão no processo eleitoral; segundo a pesquisa qualitativa, Brandão é mais importante no processo que o ministro da Justiça Flávio Dino (PSB).

– É com o governador que são feitas as parcerias – apontaram os eleitores na pesquisa quali.

No levantamento quantitativo propriamente dito, o Instituto Guimarães ouviu 600 eleitores em São Luís, entre os dias 21 e 24 de julho em São Luís.

Os levantamentos compõem um estudo de consultoria que vai compor o cenário da eleição até o início de 2024…

Marco Aurélio D'Eça