Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Fábio Câmara destaca importância do SUS…

Ao comentar o transplante de coração realizado pelo apresentador Fausto Silva, ex-candidato a deputado federal e ex-adjunto da Secretaria de Saúde do Maranhão aplaude o sistema brasileiro singular no mundo, que pode ser acessado por qualquer cidadão do país, rico ou pobre

 

Fausto Silva realizou transplante de coração pelo SUS, destacado por Fábio Câmara como maior sistema de saúde do mundo

O ex-vereador, ex-candidato a deputado federal e ex-adjunto da Secretaria de Estado da Saúde Fábio Câmara (PDT) aplaudiu nesta segunda-feira, 28, o Sistema Único de Saúde, maior modelo de atendimento público do mundo.

– Quando candidato a deputado federal pelo PDT, uma das minhas bandeiras foi lutar pelo fortalecimento do SUS Nacional. E uma fala que sempre me acompanhava nos debates e em cada reunião era: “SUS. Ninguém é tão porte que por ele não possa ser servido e ninguém é tão rico que dele, um dia, não venha a necessitar!” – destacou Câmara, ao aplaudir a cirurgia de transplante de coração realizada neste domingo, 27, pelo apresentador Fausto Silva.

– Assim como milhares de outros brasileiros, o Faustão, famoso, milionário, viajado e já outrora residente em outro país, hoje se iguala a seus irmãos e irmãs, brasileiros e brasileiras que também aguardam por um coração e um transplante. E aqui e agora, ou para parafrasear o grande comunicador em questão, “agora mais do que nunca, bicho”, cabe aplaudir esse modelo de gestão da saúde pública brasileira singular para o mundo inteiro – ressaltou.

F[ábio Câmara atuou na Secretaria de Saúde durante os dois últimos mandatos da governadora Roseana Sarney (MDB), entre 2009 e 2014, período em que buscou conhecer e entender profundamente o SUS, acompanhando o atendimento e milhores de maranhenses.

– É fato que muito ainda necessita ser feito para que arestas e distorções no sistema sejam corrigidas para aprimoramento. Entretanto, o SUS que nasce junto com a Constituição Cidadã de 1988, garantido no artigo 196 da Constituição Federal, é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas; e 80% delas dependem, exclusivamente, dos serviços públicos para qualquer atendimento de saúde – destacou.

Ao saber do sucesso do transplante em Faustão, Fábio Câmara pediu bençãos pelo apresentador, mas incluiu nos pedidos também aqueles que necessitam unicamente do sistema para ter atendimento médico.

– A nossa prece vai para o Fausto Silva assim como se estende aos demais milhões de Silvas que contam e que dependem do nosso SUS e também roga também para que os nossos gestores e gestoras nacionais sigam dando o seu melhor para a sublime causa de salvar e de qualificar vidas – concluiu Fábio Câmara…

Sair da versão mobile