Deputados federais maranhenses – assim como outros membros da bancada – estão suspensos por três meses das comissões que fazem parte na Câmara dos Deputados e não poderão atuar como representantes da legenda; aproximação com o presidente se deu por intermédio do ministro da Justiça, Flávio Dino
O Partido Liberal decidiu suspender o deputado federal Josimar Maranhãozinho e todos os seus aliados na bancada do partido, incluindo a mulher, Detinha; os parlamentares foram afastados por apoio ao governo Lula (PT) na Câmara.
Eles estão suspensos por três meses de qualquer atividade que envolva o PL, incluindo a participação em comissões.
Do Maranhão, além do casal Josimar e Detinha, foram suspensos os deputados Júnior Lourenço e Pastor Gil, todos ligados ao próprio Josimar, que é visto pela cúpula do PL como uma espécie de líder do governo Lula na bancada do partido.
Bolsonarista convicto, ligado à Assembleia de Deus, o Pastor Gil deve favores a Josimar Maranhãozinho, o que o obriga a seguir a orientação do líder maranhense nas votações.
A aproximação da bancada de Josimar com o governo Lula se deu por intermédio do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), que até o ano passado comemorava ações da Polícia Federal contra o deputado do PL.
Agora sob o comando de Dino, a PF nunca mais realizou nenhuma operação contra Josimar ou seus aliados.
Mas ele tem seguido à risca as orientações de apoio a Lula…