Faltando cerca de um ano e meio para a sucessão, pelo menos duas pesquisas encomendadas pelo Palácio dos Leões mas últimas semanas apontam o prefeito com chances reais de vencer em primeiro turno as eleições de 2024 na capital maranhense
O prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) lidera com folga a disputa pela sua sucessão em 2024; é o que revela pelo menos duas pesquisas contratadas pelo Palácio dos Leões nas últimas semanas.
Nestes levantamentos, o principal adversário de Braide é o deputado federal Duarte Júnior (PSB) que patina na casa dos 20%, tendo o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) em sua cola, na casa dos 17%.
Segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça, o governo Carlos Brandão encomendou ao menos duas pesquisas entre abril e maio.
A primeira, da Econométrica, tinha o objetivo de medir a popularidade do governo nos primeiros 100 dias de gestão, mas incluiu questões eleitorais nos principais municípios.
A segunda pesquisa, do Instituto MBO, mediu a força dos candidatos aliados ao Palácio em vários municípios.
Em ambas, o prefeito varia entre 48% e 50% das intenções de voto neste momento, com chances reais de vencer em primeiro turno.
Os principais aliados do governador Brandão e o grupo do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB) – que trabalham pela viabilização de Duarte Júnior – já chegaram à conclusão de que será necessário ao menos um outro candidato da base governista para tentar forçar o segundo turno.
Dentre estes candidatos, aparecem o presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor (PCdoB) que fica na casa dos 5%, os deputados estaduais Carlos Lula (PSB) e Dr. yglésio na casa dos 2% a 3%.
Os dois levantamentos incluíram o ex-prefeito Edivaldo Júnior (sem partido), que registrou medíocres 4%.
Mas esta é uma outra história…