Pedro Lucas atua pela exploração do “novo pré-sal” na bacia do MA

Estudos apontam possibilidade de extração de 20 a 30 bilhões de barris na margem equatorial, que perpassa pelo estado e pode aumentar o PIB maranhense em até 20%

 

Pedro Lucas e Alan Kardec, da Gasmar: exploração de petróleo

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) assumiu a luta pela liberação a exploração do chamado “novo pré-sal” brasileiro, que corta abacia do Maranhão.

A região, de águas profundas e ultra-profundas tem potencial para produzir entre 20 e 30 bilhões de petróleo, segundo estudos de empresas que já atuaram na área.

– Toda a sociedade tem o direito de conhecer qual o real potencial da área, para assim, também poder participar do desenvolvimento regional e nacional que o investimento trará – afirma o deputado.

A chamada Margem Equatorial fica próxima à Linha do Equador, a Margem Equatorial,  entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte, perpassando pelo Maranhão e Pará.

Pedro Lucas propôs a criação de uma frente parlamentar mista para trabalhar pela exploração da Margem Equatorial. Pelo potencial, a área já é chamada de “novo pré-sal” brasileiro.

– O Ibama precisa liberar esse licenciamento para que a Petrobras possa explorar este petróleo, o novo petróleo, o novo pré-sal, melhor dizendo. A gente luta para que esse licenciamento saia logo – enfatizou.

Estudos recentes e descobertas na área da Guiana Francesa mostram forte potencial da região da margem equatorial, o que levou a Petrobrás a requerer o licenciamento para exploração da área.

Marco Aurélio D'Eça