Todos os prefeitos eleitos na capital maranhense a partir de 1988 – de Jackson Lago a Eduardo Braide, passando por Tadeu Palácio, João Castelo e Edivaldo Júnior – estavam filiados ou foram apoiados pelo partido hoje presidido pelo senador Weverton Rocha, que garantiu o protagonismo também em 2024
A última entrevista do senador Weverton Rocha à TV Mirante, na última segunda-feira, 3, teve forte repercussão política, sobretudo pela recolocação do PDT no jogo sucessório de 2024.
Após uma espécie de período sabático pós-eleições de 2022, Weverton aproveitou a entrevista para reposicionar seu partido, que protagonizou as eleições em São Luís nos últimos 35 anos.
Desde as eleições de 1988, quando elegeu Jackson Lago, o PDT venceu todas as eleições na capital maranhense, seja com um candidato do partido, seja apoiando outras agremiações.
Foi assim em 2004, com o então pedetista Tadeu Palácio, em 2008 com o tucano João Castelo, em 2012 com Edivaldo Júnior, ainda no PTC, e em 2016, com ele já filiado ao PDT.
Na última eleição da capital, em 2020, o PDT foi fundamental no segundo turno para a eleição de Eduardo Braide (hoje no PSD).
É por este protagonismo histórico que Weverton Rocha decidiu chamar para si a responsabilidade de posicionar o PDT na sucessão municipal.
Com ou sem nome próprio entre os candidatos…