Suspeita de grilagem de terras envolve prefeito Márcio Pontes em São Félix de Balsas…

Denúncia do blog do Antonio Martins revelam documentos que apontam parentes do gestor como beneficiários de títulos supostamente emitidos pelo Iterma para se apossar de propriedades cujos donos têm mais de 50 anos de posse

 

Uma grave denúncia de grilagem de terra em São Félix de Balsas envolve o prefeito Márcio Pontes (PCdoB) e seus parentes, possível falsificação de documentos do Iterma e agentes públicos.

A denúncia é do blog de Antonio Martins, que anuncia uma série de reportagens sobre o assunto, que deve ser tratada também no blog Marco Aurélio d’Eça.

De acordo com o blog, cópia de arquivo ao qual teve acesso mostra uma espécie de dossiê que reúne indícios de um suposto esquema de falsificação documentos apontando grilagem de terras para beneficiar parentes de Márcio Pontes.

Ainda segundo a denúncia, a própria prefeitura estaria tentando invadir as terras cujos proprietários têm mais de 50 anos de posse. A fraude envolveria documentos do Instituto de Colonizações e Terras do Estado do Maranhão (Iterma).

Sob o comando de Márcio Pontes, a prefeitura emite novos títulos de posse a pessoas sem nenhuma ligação com os verdadeiros proprietários das terras; curiosamente, os beneficiários são todos parentes do prefeito.

O dossiê em poder do blog de Antonio Martins cita oito beneficiários suados como laranjas do prefeito:

  • a primeira-dama Janaína Eloa Machado Delazeri;
  • Arneldo José Pontes, irmão do prefeito;
  • Heryn Camilly Martins França, cunhada do chefe do executivo.

A série de reportagens anunciada pelo blog pretende divulgar outros beneficiários apresentados.

Marco Aurélio D'Eça