Presidente da Câmara Municipal de São Luís é uma espécie de elo entre o governador e o prefeito da capital maranhense, com papel importante no processo eleitoral de 2024, em que deverá ter posição com forte influência política, seja como candidato, seja como articulador do processo
A imagem acima foi publicada pelo blog do jornalista Domingos Costa. E é fortemente simbólica do momento político maranhense.
Nela, durante a solenidade de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, se vê o governador Carlos Brandão (PSB) – que vem sendo ovacionado pela capacidade de diálogo e agregação – e o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD), que tem fama de difícil e de pouca participação em eventos deste tipo.
Entre eles o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor (PCdoB).
Brandão tem em Paulo Victor um dos principais nomes para a disputa das eleições de 2024; por outro lado, vem se aproximando de Eduardo Braide, cuja família é antiga aliada do governador.
– Para além da imagem, é exatamente isso que está acontecendo na política. Enquanto Braide, de olho na sua reeleição em 2024 – tenta desesperadamente se aproximar de Brandão, a quem ele combateu na eleição de 2022 – Paulo Victor faz questão de se posicionar estrategicamente no meio dos dois e impedir qualquer afago – foi a leitura feita por Domingos Costa.
Para o blog Marco Aurélio d’Eça, a imagem pode ter várias interpretações.
No momento em que Brandão é destacado politicamente exatamente pelo poder de agregação – e o vereador Paulo Victor é destacado como homem de diálogo – a presença de Braide entre os dois pode ter explicação exatamente contrária ao que entendeu Domingos Costa.
Mas esta é uma outra história…