Com o senador Weverton Rocha ainda dissecando o resultado das eleições 2022, sem nomes definidos para as eleições de 2024, e fora do primeiro escalão da gestão Eduardo Braide, partido que ocupou a prefeitura por mais de 30 anos e foi protagonista em todos os pleitos desde 1988, mantém silêncio sobre o futuro político
Análise de conjuntura
Partido com o maior peso eleitoral em São Luís nos últimos 30 anos, protagonista de todas as eleições municipais desde 1988, o PDT ainda não manifestou qualquer interesse na sucessão do prefeito Eduardo Braide (PSD).
Presidente regional do partido, o senador Weverton Rocha ainda disseca internamente o resultado desfavorável das eleições de 2022, mantém-se em ações no Senado e ausente do debate pré-eleitoral, ao contrário do que vinha fazendo há seis anos. (Relembre aqui, aqui, aqui, aqui e também aqui)
O único movimento do PDT pós-eleições de 2022 foi a nomeação do deputado estadual eleito Osmar Filho para o comando municipal; cabe a ele iniciar as discussões sobre o processo eleitoral em São Luís.
Mas depois do encontro o movimento mais expressivo do PDT rumo às eleições foi o anúncio da saída do vereador Raimundo Penha da liderança do governo Eduardo Braide na Câmara Municipal.
O único posto do partido na gestão de Braide é a do vereador Pavão Filho na Secretaria do Orçamento Participativo; mas o próprio Pavão já anunciou que irá assumir efetivamente o mandato na Câmara Municipal a partir de fevereiro.
Falta um nome expressivo ao partido anunciado para a disputa, embora o próprio Osmar Filho – e o suplente de vereador Fábio Câmara – venham sendo lembrados como opção para 2024.
Faltam ainda mais de um ano e meio para a sucessão de Braide, mas chama atenção a falta de movimentação pública do PDT para um pleito em que sempre foi protagonista.
Sobretudo levando em conta a movimentação de outros partidos.
E do próprio atual prefeito…
Acredito que o PDT não mais ocupará um lugar de destaque. WR jogou errado as cartas. Brigou pela FAMEM, onde essa não o ajudou em nada politicamente, Com a Força do PDT no Governo Dino onde comandava as maiores Secretárias ele não soube jogar. Era nítido a escolha de Dino por Brandão. Hoje WR e Othelino até então rotulados como grandes articuladores mesmo com mandato saem do processo sem nenhum poder de decisão para os próximos pleitos. Brandão soube sofre calado, engoliu seco e hoje se mostra um verdadeiro articulador. Só não pode errar no processo eleitoral 2024.
Weverton Rocha pelo seu comportamento na política já deveria ter sido banido da nossa política, entretanto o povo do Maranhão não sabe escolher seus representantes elegem três senadores para terminar de levar o Maranhão para o topo do estado mais pobre do Brasil.
Primeiro ele esta se vigando dos traíras, depois ele vai tratar disso kkkkkk