Deputado federal reeleito diz que dados prévios do censo do IBGE indicam que pelo menos 66 municípios maranhenses poderão ter a sua cota no Fundo de Participação reduzia a partir de 2023; ele vai levar o assunto para debate na bancada federal
O deputado federal reeleito Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) alertou nesta sexta-feira, 30, para o risco de queda na distribuição do Fundo de Participação de pelo menos 66 municípios maranhenses.
Segundo Fernandes, os dados prévios do Censo do IBGE indicam esta queda, o que pode levar o Tribunal de Contas da União a reduzir o repasse.
– Estou levando este assunto para a bancada maranhense para que possamos contestar esta perda; a redução de recursos prejudica demais as cidades – disse o parlamentar.
O repasse do FPM é baseado no total de habitantes de cada município; os dados do IBGE indicam que estas cidades maranhenses podem ter redução na população após o Censo o que, fatalmente, reduzirá o valor do FPM.
– Após conclusão do Censo, com os dados oficiais e o prazo de contestação, teremos uma posição concreta sobre isso – afirmou.
Pedro Lucas pretende conversar com os colegas antes mesmo do i9nício da nova legislatura…
Esses prefeitos quando termina o mandato saem ricos, o problema não é o fundo de participação e sim o seu destino final.
A única preocupação desses políticos é com a derrama do dinheiro tomado da pesada carga tributária. Não se conhece uma ação, uma medida, um projeto dessa turma que vise otimizar a gestão e tornar eficiente a aplicação dos recursos.
Políticos ficam ouriçados quando sabem que o calibre da torneira que jorra recursos vai ser reduzido.
É uma lástima!