Projeto de Lei que transforma a pasta com sede na capital federal em secretaria ordinária, com cargos e estrutura – e que deve ser ocupada pelo atual presidente da Assembleia Legislativa – já foi encaminhado à apreciação dos parlamentares, após fechamento de acordo com o governador Carlos Brandão
Agora só depende do anúncio formal e da foto oficial.
O governador Carlos Brandão (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB) firmaram acordo em nome do qual ao parlamentar abrirá mão da disputa pelo comando da Casa em favor da deputada eleita Iracema Vale (PSB).
Othelino irá comandar a Secretaria de Representação do Maranhão no Distrito Federal, pasta que deixa de ser vinculada à Casa Civil e passa a ser uma secretaria ordinária, com cargos e estrutura de poder.
O Projeto de Lei que altera o status da Representação de Brasília já está em tramitação na Assembleia, e deve ser votado antes mesmo do recesso parlamentar.
O acordo entre Brandão e Othelino sela a paz na base governista e garante o consenso em torno de Iracema Vale, que será aclamada em 1º de fevereiro.
Os interesses pessoais acima de tudo.