Ao vender a Copa do Mundo de futebol para um país ditatorial, homofóbico, machista e indiferente aos direitos humanos, Fifa enche os cofres de dólares, mas expõe cidadãos do mundo democrático a riscos de humilhações, perseguições e até prisões durante o torneio
Ensaio
O Qatar quer mostrar como é rico ao mundo durante a Copa do Mundo que começa neste domingo, 20.
Enriquecido com os recursos do petróleo, das pérolas e, principalmente, do turismo fundado no luxo extravagante, o país dos xeques árabes fez do campeonato mundial de futebol o seu palco para exibicionismo, embalado pela Fifa.
Mas o torneio pode expor ao mundo o lado mais sombrio deste pequeno país dos Emirados Árabes, ditatorial, machista, homofóbico, ultrarreligioso e perseguidor dos próprios cidadãos.
O comunicado oficial do Qatar à Fifa, proibindo a veda de cerejas no entorno dos estádios é só mais uma das inúmeras restrições que serão i9mposstas a cidadãos do mundo interior dispostos a gastar seu dinheiro nas arábias.
A Fifa fez vista grossa para essas atrocidades em nome de milhões e milhões de dólares, coisa que nunca fez a país algum.
No protocolo tradicional da Copa do Mundo, é o país interessado em abrigar o torneio que precisa se submeter ás regras da entidade; o Qatar conseguiu inverter a lógica e impôs sua visão de mundo à Fifa.
O resultado é uma Copa amarrada nos aspectos culturais e festivos, sem liberdade de expressão e de movimentos em um país que deveria estar honrado e feliz por abrigar tanta gente.
os xeques dão de ombros para a presença dos internacionais em seu país, enquanto oprime o próprio povo em regras que violam os direitos humanos.
Assim será o futebol nas “mil e uma noites” da Copa…
O país que elege um criminoso ex-presidiário responsável pelo maior esquema de corrupção do mundo como presidente, que tem um juiz da suprema corte ligado ao crime organizado e perseguidor, uma cantora puta escrota favelada como influenciadora, governadores que faturaram milhôes com a pandemia entre outras merdas vai poder falar do Catar? Por favor, blogueiro, olhe para seu rabo antes de falar dos outros. O brasil não é exemplo para ninguém. Cuida do teu rabo, cutia.