Candidata à reeleição, e independentemente do resultado do segundo turno presidencial, prefeita de Lago da Pedra terá protagonismo nas eleições de 2024 como retomada para uma disputa estadual em 2026, ocupando o vácuo deixado pelo ex-prefeito Dr. Lahésio Bonfim (PSC), que passará quatro anos sem poder disputar eleições majoritárias
A prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge (PSDB) passou a ser uma das opções da direita maranhense a partir do primeiro turno das eleições de outubro.
Independentemente de quem será o vencedor das eleições presidenciais de domingo, 30, Maura tem protagonismo garantido nas eleições de 2024, uma vez que deve disputar a reeleição, preparando o terreno para a disputa estadual de 2026.
Neste período, os outros protagonistas da direita – sobretudo o senador Roberto Rocha (PTB) e o ex-prefeito Lahésio Bonfim (PSC) – estarão fora das articulações políticas: Rocha deixará o mandato de senador em janeiro; Lahésio não poderá disputar eleições majoritárias por quatro anos.
Ex-candidata a governadoras nas eleições de 2018, Maura Jorge apoiou nestas eleições o senador Weverton Rocha (PDT).
O resultado do pleito – apesar de dar a Lahésio um segundo lugar – deixou a prefeita em condições políticas e eleitorais melhores que o outro representante da direita, já que ela estará na linha de frente nos próximos quatro anos.
E tem força política para estar no centro do debate…
Maura Jorge não tem simpatia aqui na capital. Lahesio Bonfim será o forte candidato a prefeito de são Luís.
Por que Lahésio não poderá disputar eleições majoritárias por quatro anos?
Resp.: Como ele renunciou ao mandato de prefeito que só termina em 2024, ele só pode ser candidato novamente em 2026, na outra eleição de governador