Surgido como um arroto da história após o golpe contra Dilma em 2016, Jair Bolsonaro nunca foi visto com bons olhos pelas elites tradicionais, as castas superiores do país. Aclamado apenas pela classe média pequeno-burguesa – formada por médicos, oficiais militares, pequenos empresários e novos ricos de toda sorte – o presidente não conseguiu chegar também aos mais pobres, beneficiados nos governos do PT; o resultado é o que se vê nas pesquisas e deve ser confirmado no domingo, 2
Ensaio
As castas superiores da elite brasileira entenderam em 2016, a partir da cassação de Dilma, que era preciso dar um freio no PT pra que essas castas pudessem voltar a crescer.
Mas ninguém dessas castas – ninguém mesmo – imaginou, um dia, que pudesse ter um presidente como Jair Bolsonaro (PL) no Brasil. Eles apostavam em outras forças, digamos… mais sofisticadas.
Bolsonaro é apenas um arroto dessa história.
Junto com as castas mais inferiores – o que comumente se chama de classe média, ou pequena burguesia, pra ficar num termo pós-Idade Média – Bolsonaro foi o resultado dessa orquestração das elites.
E o que é a classe média?
É exatamente essa casta formada por médicos, oficiais militares, pequenos empresários, funcionários públicos superiores, novos ricos de toda sorte, gente que defende os valores católicos-apostólicos-romanos por tradição; por que entendem que é assim na tradição histórica e ponto.
E é essa gente – e somente esta gente – que ainda defende a manutenção de Bolsonaro no poder.
Para a elite, hoje, Lula é melhor por que gera riqueza, faz girar o ambiente de negócios e atrai investimentos internacionais.
À elite soma-se a classe artístico-cultural, pelas razões todas que se conhece: da transgressão, da resistência, do ser diferente.
E por último somam-se as castas mais baixas da sociedade – os pobres mesmos – pelas razões históricas todas que a gente já conhece desde o início dos governos do PT.
É por isso que Lula vai ganhar a eleição.
Para europeus e norte-americanos, tanto Lula quanto Bolsonaro são exóticos do ponto de vista das nações “mais civilizadas”
Mas o fato de Lula melhorar a vida dos pobres, o transforma em mais palatável internacionalmente.
O resto é blablablá ideológico ou fanático-religioso…
Kkkkkkk kkkkkkkkkk lula é corrupto, apenado, ex presidiário, semi analfabeto, cachaceiro, esse sim é preparado. Kkkkkkkk
Essa sua teoria é baseada em muita torcida e nada de realidade! Acorda do teu sonho que não tem quem ganhe do Bozo!
Se Bolsonaro é um arroto, Lula é um bufo (peido) KKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, assim como Brandão KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não acredito em vitória do lula ladrão. Vamos assistir muitas surpresas nessas eleições. Não cante vitória antes da hora. Lembrem que o jogo só termina com o apito final. Bolsonaro lá e aqui Lahesio Bonfim.
Eu falei pro Jonas, isso em dezembro do ano passado, que o Lula ia derrotar o Bolsonaro. Taí, acertei na mosca.
Lula já ganhou? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, não sabia, nem votei ainda KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Se no algi de sua popularidade nunca isso aconteceu vitória de lula no primeiro turno imagina agora
Para de publicar merda essa eleição vai pra segundo turno,se quando no algi de sua popularidade nunca aconteceu de ganhar no primeiro turno vc q vai ser agora? só na cabeça de camarão de vcs
Não acredito em vitória do lula ladrão. Vamos assistir muitas surpresas nessas eleições. Não cante vitória antes da hora. Lembrem que o jogo só termina com o apito final. Bolsonaro lá e aqui Lahesio Bonfim.
Com certeza, igual o Weverton sera governador do Ma
Aí o blogueiro acordou, foi? kkkkkkkkkkkk…
Cada lunático.
Tá bom mãe dinada. Kkkkkkkkk. Isso é o que tu é teus patrão querem
Falou mãe dinar. A fraude nao vai da certo. Vai sobrar cadeia pra muita gente, inclusive pra utoridades bandidas.
Uma vez ladrao, pra sempre ladrao. Luladrao nunca mais. O povo acordou.
Só que essas pesquisas eu não acredito. Acredito sim o calor humano aplaudindo Bolsonaro por onde ele anda. Acho que Bolsonaro deve ganhar logo no primeiro turno.
Porque tem muito imbecil
Vc que é um arroto da história maranhense
Resp.: Sou muito tranquilo em saber que não sou, amigo. Disso tenho convicção. sei do papel que exerço há 30 anos no jornalismo e na história maranhense. E tenho orgulho disto.