Candidatos tentam evitar confronto com adversários e frustram o esforço dos profissionais para a realização dos programas; TV Guará e TV Difusora tinham agendado encontros para quinta e sexta-feira, respectivamente, mas foram obrigadas a encerrar a organização
A covardia de alguns dos candidatos a governador acabou por frustrar todo um planejamento das emissoras de TV nesta reta final do primeiro turno.
O governador-tampão Carlos Brandão (PSB), o ex-prefeito Edivaldo Júnior (PSD) e o também ex-prefeito Lahésio Bonfim (PSC) fugiram de seus compromissos e obrigaram a TV Guará e a TV Difusora a cancelar os debates programados para quinta e sexta-feira, respectivamente.
A fuga de Brandão já virou recorrente e tem motivo óbvio: a presença do seu sobrinho, Daniel Brandão, em uma mesa com assassino e vítima de um crime envolvendo divisão de recursos da Secretaria de Educação.
Já Edivaldo e Lahésio, antes presentes, têm evitado os confrontos nesta reta final.
A falta de honra dos compromissos assumidos pelos candidatos, além de um desrespeito ao eleitor, gera também um prejuízo às emissoras, que investem em estrutura e pessoal para garantir o acesso ao pensamento de cada candidato.
Com o cancelamento, apenas um debate ainda está marcado para esta reta final: o da TV Mirante, nesta terça-feira, 27.
Resta saber se a emissora, controlada pela família Sarney, aliada de Brandão, vai sucumbir à pressão do Palácio dos Leões e também cancelar o programa.
É aguardar e conferir…