Escolha pessoal de Flávio Dino para concorrer ao governo, ex-tucano foi deputado federal no período em que Lula e Dilma presidiram o Brasil e tinham no PSDB o maior adversário do PT no país; Brandão fazia parte da tropa de choque anti-PT na Câmara Federal; ex-presidente praticamente jogou este período na cara do agora socialista
Análise da notícia
Ganhou forte repercussão midiática no fim de semana a forma quase que de desabafo com que o ex-presidente Lula dirigiu-se ao governador-tampão Carlos Brandão (PSB) durante comício em São Luís, na última sexta-feira, 2.
– Você pode ficar tranquilo que eu nunca vou perguntar se você gosta ou não gosta de mim – disse o ex-presidente, diretamente para Brandão, chegando a encará-lo durante a fala.
A declaração de Lula somou-se à postura distante que o ex-presidente manteve do governador-tampão durante toda sua passagem por São Luís e corroborou a decisão do petista de cortar Brandão e o seu vice, Felipe Camarão (PT), da foto oficial do comício, postada em suas redes sociais.
Mas por que Lula acharia que Brandão não gosta dele?!?
O atual governador-tampão do Maranhão é um tucano histórico, que está no PSB por conveniência do seu padrinho político, o ex-governador Flávio Dino (PSB); mas a história do poste de Dino é de antipetismo assumido, inclusive com postura clara anti-Lula na Câmara Federal.
Brandão foi deputado federal por dois mandatos, entre 2007 e 2014, exatamente pelo PSDB; metade do mandato ele esteve como oposição ao governo Lula e metade como oposição ao governo Dilma Rousseff(PT).
Foi, inclusive, na condição de tucano, que o tampão de Flávio Dino teve papel importante na consolidação da aliança de 2014 com o principal adversário de Dilma, o ex-governador Aécio Neves, que fez, inclusive, campanha no palanque do comunista.
No PSDB Brandão ficou até 2018; e só deixou o partido – filiando-se ao bolsonarista PRB – porque a aliança de esquerda, formada por PCdoB, PT e PSB era rechaçada nacionalmente pelos tucanos.
Em março de 2021, o então vice-governador retorna ao PSDB, mas fica menos de um ano no comando do partido, filiando-se ao PSB apenas para ter a garantia do apoio do PT.
Tudo isso é de conhecimento de Lula; e se não ficou sabendo, houve quem tenha mostrado a ele, quando Flávio Dino foi implorar pela aliança em torno de Brandão.
O ex-presidente, portanto, sabe quem é o ex-tucano que agora se declara “Lula de coração”.
Por isso o petista agiu como agiu em São Luís…